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Mercado e Vendas | LOJA ONLINE
Marketplace por segmentos é uma estratégia vencedora

Atuar em um marketplace por segmento pode ajudar o seu negócio a ser referência na área e conquistar cada vez mais público.

· 24/03/2023 · Atualizado em 20/04/2023
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O marketplace por segmentos é uma excelente estratégia para quem quer ter sucesso nas vendas on-line. Essa divisão oferece uma experiência de compra mais personalizada e relevante para os clientes, além de atrair anunciantes e vendedores que sejam especialistas em seu segmento de mercado, unindo o útil ao agradável.

Além disso, apostar na segmentação pode ajudar na criação de uma comunidade de compradores, o que é essencial para ter uma marca relevante no mercado digital. 

A estratégia é simples: consiste em criar uma plataforma de comércio eletrônico especializada em um determinado segmento de mercado. É mais fácil obter sucesso visando um nicho do que ‘atirar para todos os lados’. Dessa forma, o empreendedor pode estudar bem o segmento e tomar decisões que fazem a diferença no dia a dia comandando a empresa.  

Além disso, ainda tem a maior vantagem: criar uma experiência de compra personalizada para o cliente que busca aqueles produtos. Essa escolha em se especializar também é positiva, pois sua marca pode se tornar referência em determinada área, atraindo assim mais consumidores. 

Marketplace por segmentos não é o mesmo que nicho de mercado 

Um segmento é um grupo de consumidores e um nicho é um recorte deste grupo. É possível atender um segmento e ter diferentes clientes dentro dele. Caso você queira se especializar ainda mais, é possível trabalhar com um nicho dentro do segmento.  

Conheça algumas vantagens de trabalhar com um nicho: 

  1. Ao se concentrar em um nicho específico, os marketplaces podem oferecer uma experiência de compra mais personalizada e relevante para os clientes, aumentando sua satisfação. 
  2. A menor concorrência no nicho pode permitir que os vendedores ofereçam preços mais competitivos e diferenciação de produtos para atrair compradores. 
  3. Ao oferecer uma ampla seleção de produtos relevantes para o nicho, os marketplaces por nichos podem aumentar a fidelidade dos clientes, fazendo com que eles retornem para compras futuras. 
  4. Ao se concentrar em um nicho específico, os marketplaces podem ajudar a construir uma comunidade de compradores e vendedores dedicados, que compartilham interesses e valores comuns. 
  5. Com uma base de clientes dedicados e engajados, os marketplaces podem oferecer oportunidades de monetização adicionais, como publicidade segmentada e vendas de dados de clientes. 

Como definir um segmento ou nicho de mercado?

  1. Pesquise no mercado as tendências de consumo, para oferecer algo que tem procura.
  2. Avalie seus hobbies e paixões, para fazer algo que você gosta ou se interessa.
  3. Aproveite os conhecimentos que você já tem e busque por mais; esse é o fator principal para se destacar da concorrência.
  4. Avalie a demanda do mercado; como sua empresa vai se posicionar?
  5. Identifique um problema; qual necessidade seu negócio atende?

Como escolher o marketplace ideal? 

Escolher o marketplace para expor seus produtos deve ser uma tarefa regrada e feita com base em análise estratégica. Assim que você souber o nicho em que vai atuar, deve pesquisar concorrentes e verificar as melhores plataformas disponíveis. Descubra com qual plataforma o seu futuro público está acostumado. Aqui vão mais algumas dicas: 

  • avalie seu público-alvo.
  • analise a reputação da plataforma.
  • avalie a concorrência.
  • levante os gastos.
  • estude bem a plataforma.

Saiba mais consultando os artigos As oportunidades em marketplace para mercados e restaurantes e Escolha o melhor marketplace para o seu negócio. 

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