Cores, marcas, ambientação e logomarcas colaboram com a consolidação do negócio e podem conquistar novos clientes.
Para aumentar as chances de melhor posicionamento e destaque no mercado, é importante que você priorize no planejamento de sua empresa a identidade visual do seu negócio. Ela deve chamar a atenção do cliente e atender aos objetivos de seu empreendimento.
A identidade visual é composta por um conjunto de símbolos que permitem a caracterização do negócio por meio de elementos que fazem referência às propostas da empresa e despertam sensações no consumidor.
Cores, design, imagens e letras compõem as peculiaridades da identificação que estarão presentes no logotipo e na programação visual.
A divulgação é ótima estratégia de popularizar a identidade visual, que deve estar presente em todos os canais de comunicação, publicitários ou não: a internet, outdoors, embalagens, vitrines, banners, etiquetas e cartões de visita.
Nas estratégicas de divulgação, haverá sinais que traduzem a imagem que a empresa quer transmitir a seu público de forma a posicionar o produto em sua mente.
As lojas de roupas infantis, por exemplo, costumam trazer letras com estrutura dinâmica e colorida em seu logotipo, a fim de traduzir o imaginário das crianças.
Quando uma empresa é lançada no mercado, é fundamental definir, por exemplo, missão, visão, valores, tipo de produtos a serem oferecidos e o público de interesse, assim como sua identidade visual.
A identidade visual pode influenciar a decisão de compra do consumidor. Além disso, ela apresenta outras vantagens e benefícios para sua empresa:
- Valoriza o negócio, transmitindo credibilidade: quando o cliente percebe o conjunto de cuidados tomados na decoração do ambiente e na forma de transmitir informações sobre empresa e produto, a confiança do público aumenta. A empresa expressa profissionalismo e preocupação com a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
- Atrai clientes: o investimento no marketing visual do empreendimento potencializa as chances de fidelização e captação de novos clientes, uma vez que - ao se depararem com uma estrutura moderna e atraente - eles experimentam novas sensações e sentem a vontade de retornar ao lugar que lhes chamou a atenção. Ambientes amplos e arejados são grandes apostas de diversos segmentos.
Quando o empreendedor planeja seu negócio, ele deve entender que o trabalho com a construção da identidade visual é bastante delicado, pois um simples detalhe pode comprometer o conjunto de informações direcionadas ao público-alvo.
Contar com o auxílio de profissionais da área de design e marketing é essencial para o sucesso de uma identidade sólida no mercado. Nesse processo de criação, destacam-se alguns passos importantes a serem seguidos:
- Estimular a criatividade da equipe, pedindo sugestões de novas ideias;
- Criar diversas possibilidades de logomarca até definir aquela mais adequada ao negócio;
- Softwares como Corel e Photoshop podem ser utilizados na diagramação do logotipo;
- Definir cores que expressem características do negócio (uma boa referência é a psicologia das cores);
- A imagem deve permitir a compreensão da mensagem expressa;
- Antes de fechar a criação da logomarca, é importante dar atenção aos detalhes para redefini-la, se necessário;
- Criar um manual de identidade visual para evitar uso inadequado de informações sobre a marca.
Todas as marcas podem ter a sua identidade visual renovada. Mas é preciso um propósito e, ao mesmo tempo, cuidado na manutenção da filosofia da empresa transmitida ao público.
As mudanças devem refletir o acompanhamento da tecnologia, novos meios de produção e tendências do mercado.
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