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Mercado e Vendas | EXPORTAÇÃO
Mercado externo é realidade para micro e pequenas empresas

Estudo feito pelo Sebrae e CNI identificou as oportunidades no mercado externo para que micro e pequenos empresários entrem nesse setor.

· 17/11/2022 · Atualizado em 05/03/2023
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O mercado externo pode parecer um meio inatingível para as micro e pequenas empresas, mas a realidade é que há muitas oportunidades no setor.

Apesar de termos a ideia de que o comércio exterior é exclusividade das grandes multinacionais, microempresários e pequenas empresas também podem usufruir do meio. Saber identificar oportunidades e dimensionar suas possibilidades é o diferencial para transpor as fronteiras.

Um importante estudo, o Indústrias Globais, realizado através dos sistemas CNI e Sebrae, apresenta um panorama completo de possibilidades para as micro e pequenas empresas brasileiras a partir da identificação, qualificação e diagnóstico de oportunidades que propiciam a realização de negócios em mercados externos.

Este estudo apresentou uma síntese dos achados de oportunidades de comércio exterior para MPEs em cada setor e mercado-alvo. Foram analisados os setores de produtos agropecuários e da indústria de transformação para os 26 estados brasileiros e o DF, no período que abrangeu os anos de 2015 a 2019.

Inicialmente, o estudo apresenta uma visão das exportações do país, focando nos principais produtos exportados e importados pelo Brasil, como a soja, óleos brutos de petróleo e celulose. De maneira geral, o estudo demonstra a participação dos grandes segmentos da nossa economia, bem como das MPEs na balança comercial brasileira.

Além disso, o estudo aponta os impactos da crise sanitária causada pela covid-19 e seus desdobramentos econômicos, como as interrupções nas cadeias globais de suprimentos e as influências nas exportações brasileiras. Um cenário das tendências globais também é apresentado como importante fator de análise para as decisões futuras. 

Na sequência, é feita uma apresentação detalhada do comportamento das exportações de cada estado no período de 2015-2019, analisando as MPEs por capacidade de geração de emprego, renda, estrutura produtiva e segmentos com potencial de alavancar maiores volumes exportados.

A partir da análise do comportamento em cada estado, a ideia é identificar os principais setores com oportunidades nas unidades da federação, representando o potencial de exportação em dólar que o Brasil possui nos setores e mercados-alvo destacados. 

Aqui chamado de Espaço de Oportunidades, o estudo dispõe de uma lista completa dos setores identificados com cada uma, possibilitando que as empresas reconheçam o potencial de crescimento das exportações de seus produtos para mercados repletos de oportunidades para exportação, a partir de setores selecionados e com uma metodologia própria, que considera uma série de variáveis, como proximidade geográfica, elementos econômicos e acordos comerciais, por exemplo. 

É claro que avaliar cada um desses pontos não é nada simples. Por isso, o Sebrae elaborou este material, onde o empresário pode encontrar exatamente o que procura, sem informações falsas, para focar na estratégia e no planejamento e começar a internacionalizar seu negócio.

Promover os negócios internacionais entre pequenos empresários é completamente possível e pode ser muito rentável, então aproveite as oportunidades e exporte sua empresa!

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