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Wed Feb 01 13:03:56 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Mercado: o que é diferencial competitivo?

Neste artigo da série Mercado, saiba como criar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.

· Atualizado em 01/02/2023
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Você consegue definir e identificar o que distingue a sua empresa, o seu produto, a sua marca em relação às demais empresas que atuam no mesmo nicho de mercado que você, ou seja, que diferencia você dos seus concorrentes? Pois é essa distinção que chamamos de diferencial competitivo.

É pelo diferencial competitivo que a sua marca/empresa torna-se referência no mercado, atraindo a atenção dos clientes, despertando interesse dos consumidores e criando uma reputação para o seu negócio. Além disso, o diferencial competitivo é um importante argumento de venda, capaz de gerar lucro para a sua empresa porque entrega valor ao cliente.

E como fazer para descobrir o seu diferencial competitivo? Já parou para pensar nisso? Algumas estratégias contribuem para que você pense em um produto que será inovador, ou seja, que será um diferencial em relação ao seu concorrente.

O primeiro e mais importante passo é conhecer profundamente o seu público-alvo, definindo a(s) persona (s) da empresa. A definição de persona (s) é a criação do (s) perfil (s) do(s) cliente (s) ideal (is), o que vai ajudar você a entender o que os seus clientes precisam, o que desejam, identificar quais são as suas dores, os seus interesses e comportamentos e, assim, poderá pensar no diferencial competitivo.

Outro passo importante é analisar o mercado, estudando cuidadosamente a concorrência e considerando o que você pode fazer de diferente, desde o seu produto, passando também pelo atendimento (sim, o atendimento pode ser um diferencial importante da sua empresa/marca em relação ao mercado, então pense em uma estratégia omnichannel, por exemplo, e invista em uma equipe qualificada).

É importante que o seu produto tenha a personalidade que a (s) sua (s) persona (s) busca (m) e que dificilmente será copiada por outros concorrentes. Se for um diferencial fácil de ser copiado, logo você terá de pensar em outra alternativa, porque deixará de ser um diferencial.

Nessa jornada de busca por um diferencial competitivo, é essencial também investir em inovação, acompanhando as tendências, incentivando a participação dos colaboradores da empresa, usando novas tecnologias e ferramentas, além de realizar pesquisas e coleta de dados que vão ajudar a identificar oportunidades.

Por fim, quando tiver o seu diferencial definido, tenha um plano de comunicação eficiente, com uma boa estratégia de marketing. O Sebrae disponibiliza dois cursos que vão ajudar você nessa jornada: Planejamento estratégico para empreendedores, em que você vai aprender a definir estratégias claras para seu negócio expandir e saber como garantir que elas sejam executadas; Comunicação e relacionamento com seus clientes, que vai fazer você entender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas. Faça já a sua inscrição!

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