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Wed Aug 24 09:31:28 BRT 2022
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Merchandising: a importância de criar impacto visual na loja virtual

Como fazer merchandising no e-commerce e aumentar a sua taxa de conversão.

· Atualizado em 24/08/2022
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Quem nunca parou na frente de uma vitrine porque algo chamou a sua atenção ou para olhar um produto em evidência? As lojas físicas já praticam o merchandising nos seus pontos de venda há muito tempo, utilizando estratégias que permitem destacar o seu produto e/ou a sua marca diante da concorrência. Para isso, utilizam-se de apelo visual forte, que contribui para que exista uma aproximação entre marca e produto e para que, consequentemente, gere aumento das taxas de conversão. Mas será que é possível fazer isso no comércio eletrônico?

A resposta é afirmativa, e o merchandising, nesse caso, procura atrair dois tipos de potenciais clientes: o visitante on-line, que navega todos os dias com diferentes objetivos, inclusive o de comprar produtos, e o cliente que tem o hábito de realizar suas compras no varejo tradicional. Para atrair a atenção desses dois tipos de potenciais clientes, principalmente no concorrido universo fashion, o empresário pode lançar mão de algumas estratégias, como:

  • Criar empatia entre a marca e o cliente por meio de aspectos visuais atrativos em diferentes formas de apresentação.
  • Estabelecer conexão psicológica. Para isso, podem ser utilizadas estratégias como depoimentos de quem já comprou no e-commerce, bom atendimento no canal virtual - inclusive com possibilidade de feedback do cliente, alertas de quantidade em estoque no caso de promoções, entre outras.
  • Adotar uma estratégia omnichannel, vendendo em seu próprio site, em marketplaces, redes sociais, dispositivos móveis, entre outros. Como é necessário diferenciar cada canal de venda, destaque-o em relação à concorrência.
  • Ser assertivo. A venda on-line, na maioria das vezes, é determinada pelas emoções do potencial cliente, então compreenda quais são as reais necessidades dele e conquiste a sua confiança.
  • Utilizar uma linguagem persuasiva, adaptando-a ao perfil do comprador.
  • Facilitar as vendas utilizando ferramentas de busca de produtos e não poupar na descrição das peças e nas fotos. Lembre-se: o cliente não está na loja física, então é essencial mostrar os detalhes do que se pretende vender, atentando para a qualidade dos tecidos, diferencial das peças, cores, numeração, entre outros aspectos.

Como você viu, o princípio do vitrinismo, responsável por conectar ponto de venda e consumidor, também pode ser aplicado no e-commerce. Uma das estratégias que o empresário não pode desperdiçar é a construção de redes sociais bem trabalhadas, que engajam os consumidores. Dados apontam que as vendas por intermédio das redes sociais têm crescido cada vez mais, sobretudo no período da pandemia, e não há indícios de que essa tendência vá regredir. Por isso, as redes sociais acabaram se transformando em uma grande plataforma para anunciar os seus produtos e impulsionar as vendas, principalmente quando você se dispõe a produzir conteúdo significativo sobre a sua marca.

Aumento das vendas, circulação de mercadorias e redução no tempo de decisão do cliente são algumas das vantagens do merchandising em um e-commerce, porém isso requer atenção, pois, se não for bem aplicado, pode não só atrapalhar a venda do produto, mas também distorcer a imagem da marca como um todo. Nesse sentido, é importante que a equipe responsável pelo merchandising estude todos os elementos envolvidos em uma ação, nunca se esquecendo da imagem que a empresa quer construir no mercado.

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