this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 16:14:13 BRT 2023
Empreendedorismo | ECONOMIA CRIATIVA
Metaverso e a economia criativa geram oportunidades

O metaverso e a economia criativa devem gerar oportunidades para quem trabalha com criatividade e cultura. Saiba o que esperar da nova era digital.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

O metaverso é a junção do real e do virtual. Ainda é algo que está sendo construído, mas já ganhou muito destaque por conta do Facebook que, junto com outras empresas, está investindo nesse universo tecnológico. O metaverso e a economia criativa podem aumentar significativamente a geração de renda por meio dos novos negócios que devem surgir com a chegada dessa era ainda mais digital. 

A ideia do metaverso é ser uma internet imersiva, isso significa que se trata de um ambiente que nos faz sentir ‘dentro da tela’. Hoje, nós navegamos on-line, mas a proposta é de vivenciar essa navegação. Como por exemplo, experimentar um produto antes de comprar e não só ver fotos e vídeos. Isso torna-se possível graças a alguns equipamentos de realidade virtual como óculos, sapatos e até roupas. Tudo para gerar a sensação de estar presente no mundo virtual. 

Apesar de parecer um pouco longe da realidade atual, muitos testes estão sendo feitos, e já existem empresas que fazem reuniões com times em salas virtuais. Enquanto pouco a pouco as grandes corporações entram no metaverso, é a chance dos pequenos negócios e prestadores de serviço irem se preparando, pois as possibilidades de trabalho devem aumentar cada vez mais.

O metaverso e a economia criativa

Os negócios que se enquadram na economia criativa, que usam a criatividade e cultura como base, podem destacar-se no metaverso. Alguns exemplos de possibilidades são:

  • Shows: artistas podem tocar para uma plateia virtual (as pessoas estarão em casa, mas com a sensação de estar em um show ao vivo);
  • Roupas: algumas roupas só vão existir no metaverso, as pessoas irão comprar somente para usar ‘on-line’;
  • Publicidade e criação de conteúdo: no metaverso também irá existir propaganda de diversas empresas nas ruas;
  • Arte e design: algumas artes só irão existir no mundo digital, o que é uma grande oportunidade para novos artistas. 

A construção do metaverso também pode ser uma boa oportunidade para quem trabalha com negócios criativos, pois, assim como acontece nos jogos on-line, é preciso ter um desenvolvimento gráfico, criação de histórias, composição de músicas e cenários. Essa demanda será alta, visto que a ideia do metaverso é ser um grande universo e com pessoas do mundo todo participando de uma vida on-line.

Apesar de parecer super tecnológico, é importante lembrar que o metaverso está sendo criado a partir da nossa percepção no mundo. Isso significa que situações do dia a dia serão levadas para o virtual: trabalhar em um escritório, estudar, encontrar pessoas, usar serviços e comprar produtos. Tudo que fazemos hoje, mas com a facilidade de não precisar sair de casa e com a experiência do digital. Sendo assim, é preciso enxergar essa nova realidade como um grande terreno de possibilidades.

Quer navegar nesse mar de oportunidades que o metaverso e a economia criativa proporcionam? O Sebrae oferece consultoria e diversas soluções empresariais para quem quer inovar no mercado e se destacar da concorrência. Faça parte dessa força que move o país! 

Saiba mais sobre o metaverso: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-metaverso-e-a-internet-de-amanha-e-nao-esta-longe,8882eac959962810VgnVCM100000d701210aRCRD 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?