this is an h1

this is an h2

Sat May 20 18:49:52 BRT 2023
Organização | GESTÃO
Metodologias ágeis podem ajudar seu negócio a enfrentar desafios

Metodologias ágeis podem ajudar seu negócio a enfrentar desafios

· 15/05/2023 · Atualizado em 20/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O futuro está cada vez mais incerto e o presente cada vez mais complexo, o que demanda cada vez mais que as empresas tenham flexibilidade para se adaptar rapidamente e com agilidade.

Para enfrentar esse desafio, na década de 1990, surgiu o conceito de metodologias ágeis, que servem para acelerar o processo de desenvolvimento de produtos ou serviços e as entregas de um determinado projeto na sua empresa. 

Nas metodologias de gestão tradicional, o desenvolvimento de produtos é dividido por etapas bem definidas e muita burocracia. Nas metodologias ágeis de gestão, o processo produtivo é fracionado em ciclos curtos e focado no que realmente agrega valor.

A concepção de metodologia ágil foi criada nos ambientes de desenvolvimento de softwares, no entanto, seus preceitos já vinham sendo utilizados anteriormente em diversos campos, inclusive na indústria.

Com o tempo, o termo “desenvolvimento ágil de software” deu espaço para a adoção do termo “gestão ágil”, evidenciando sua relevância em outras áreas, perante os já consolidados métodos de gerenciamento. 

Em 2001, um grupo de desenvolvedores, com experiência em métodos ágeis, se reuniu para encontrar similaridades entre os diversos métodos de que tinham experiência.

Desse encontro, surgiu o chamado Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software, com o objetivo de ajudar outros desenvolvedores de softwares e organizações a se tornarem mais ágeis. O manifesto parte de quatro valores fundamentais: 

  • Indivíduos e interações - são mais importantes que processos e ferramentas; 
  • Software em funcionamento - é melhor que uma documentação abrangente; 
  • Colaboração com o cliente - é superior à negociação de contratos; 
  • Responder a mudanças - vale mais que seguir um plano. 

O manifesto deixava claro de que não se trata de priorizar ferramentas, métodos e frameworks, mas, sim, ter o atributo agilidade em sua cultura organizacional. A agilidade é a capacidade de se adaptar com rapidez de acordo com os feedbacks de cada entrega ou processo. 

Entre os vários benefícios proporcionados pelas metodologias ágeis, destacam-se: 

  • Maior adaptabilidade a mudanças de prioridades; 
  • Melhor gestão visual; 
  • Alinhamento e comunicação entre as áreas do negócio; 
  • Redução do tempo de entrega e do time to market;
  • Aumento da produtividade; 
  • Aumento na qualidade das entregas; 
  • Maior previsibilidade. 

Existem diversos métodos ágeis. Cada um deles se adequa melhor ao contexto de determinada empresa ou projeto e é isso o que deve ser considerado para se escolher qual método ágil seria melhor para a sua necessidade. Entre os métodos ágeis mais populares, estão: 

  • Scrum: É o método ágil mais utilizado, principalmente porque pode ser facilmente integrado a outros métodos. É ideal para projetos de alta complexidade e que têm objetivo bem definido. Há um líder responsável pelo projeto e os demais participantes têm papéis claramente determinados. É feita uma lista de prioridades denominada backlog e as tarefas são distribuídas em sprints, que são intervalos de tempo de desenvolvimento que não duram mais do que quatro semanas. Finalizado cada sprint, o time faz uma avaliação do que foi feito e de quais ajustes são necessários. Esse fluxo vai seguindo até finalizar todo o backlog e chegar à solução pronta para a entrega. 
  • Kanban: É um dos métodos ágeis mais simples e que se encaixa em qualquer tipo de projeto. Para implementar o Kanban, você precisa basicamente criar um quadro, físico ou on-line, e dividi-lo em colunas organizadas pelo status das tarefas. Composto por checklists, esse método permite um acompanhamento visual do que está sendo desenvolvido em cada etapa ou processo. Apesar de simples, exige um acompanhamento contínuo das tarefas e o comprometimento de toda a equipe para funcionar adequadamente. 
  • Lean: Mais indicado para projetos menores e mais objetivos, é muito utilizado por linhas de produção. Tem a finalidade de identificar e eliminar os desperdícios. O método lean diminui a complexidade das atividades realizadas, melhorando as entregas, a produtividade dos colaboradores e o compartilhamento de informações. 
  • Feature Driven-Development (FDD): Método focado no desenvolvimento do produto por funcionalidades e divide-se em duas etapas: planejamento e construção. O planejamento cria um modelo e especifica as funcionalidades. A etapa de construção desenvolve as funcionalidades de forma cíclica e incremental, ou seja, cada ciclo gera uma nova funcionalidade. O final de cada ciclo exige uma revisão para eliminar limitações e consolidar os aprendizados. 

Que tal implantar métodos ágeis para melhorar seu negócio e deixar os clientes mais satisfeitos? Não é tão difícil assim e você só tem a ganhar com isso. 

O Sebrae oferece apoio e consultoria gratuita a empreendedores que desejam adotar métodos ágeis em suas empresa e é possível realizar os cursos on-line de Soluções Ágeis e de Ferramentas Lean.

Procure a agência do Sebrae de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora