this is an h1

this is an h2

Mon Mar 13 00:59:14 BRT 2023
Empreendedorismo | DIFERENCIAÇÃO
Microverdes, delicadeza saudável e oportunidade de negócio

Saudáveis, os microverdes dão um charme especial ao prato e ganham cada vez mais espaço no mercado.

· 14/02/2023 · Atualizado em 13/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A palavra ainda é um tanto desconhecida, mas surgiu do inglês microgreens. Os microverdes são hortaliças muito jovens, bem pequenininhas, colhidas e consumidas em sua fase imatura, quando ainda apresentam as primeiras folhas. São altamente nutritivas, macias e têm a cor e o sabor mais acentuado do que a planta na fase adulta. Saudáveis, fáceis de cultivar, esses alimentos orgânicos ganham cada vez mais espaço no mercado e dão um charme especial na elaboração, bem como no acabamento dos pratos.

Existe uma variedade muito interessante para o cultivo de microverdes: acelga, agrião, alho-poró, abóbora, aveia, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, chicória, couve, coentro, ervilha, feijão, girassol, mostarda, rabanete, repolho, entre muitas outras. Também existe a possibilidade de produzir a partir de ervas e temperos, como manjericão, cebolinha, salsa e coentro. Por serem micro, é possível colocar quase todas em uma refeição e fica altamente nutritivo.

Cultivo fácil

Cultivar microgreens é muito semelhante a ter um jardim tradicional. Tudo o que precisa é ter sementes, um substrato - não se esqueça de contar com bons fornecedores para isso - e um local iluminado. As sementes de microverdes são as mesmas sementes dos vegetais normais. Não é necessário nenhum equipamento especializado, somente uma caixa ou outro recipiente limpo e profundo o suficiente para receber o substrato. Se tiver dúvidas, vale a pena procurar alguém que esteja acostumado a plantar hortaliças normais e pedir orientações. Entre uma e três semanas, você já poderá consumir alguns microverdes. Os vegetais estarão prontos para consumo quando atingirem mais ou menos cinco centímetros de altura. 

Elegância no prato e no ambiente

O espaço necessário para cultivo é pequeno e pode ser no formato de horta vertical ou horizontal. Já pensou no charme do seu restaurante? Uma pequena horta que pode ser muito utilizada na elaboração e finalização dos pratos que compõem o cardápio. Bonito, saudável e saboroso. Um luxo só!

Benefícios para a saúde

Os microverdes possuem elevado valor nutricional. As quantidades de minerais são muito maiores do que as dos vegetais de tamanho padrão e, entre eles, podemos citar potássio, fósforo, cálcio, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre. Por isso, em tempos de alimentação saudável, os microverdes geram um excelente valor para o seu estabelecimento.

Lindas sugestões para o seu cardápio

Os brotos podem ser utilizados na finalização de qualquer preparo e, certamente, deixarão os pratos ainda mais coloridos e nutritivos. Se utilizar os brotos de espécies que harmonizem em cores e sabores com os preparos, a harmonização e apresentação do prato fica linda e colorida, como, por exemplo, brotos de manjericão em preparos com molho de tomate, ou brotos de beterraba em uma salada em que foi utilizado o legume.

Outras delícias que podem ser feitas com microverdes

  • Salada de microverdes de espinafre, com azeite e pesto;
  • Hambúrguer com microverdes de repolho;
  • Pizza com microverdes de manjericão;
  • Macarrão alho e óleo com microverdes de rúcula;
  • Omelete com microverdes de brócolis.

Deu água na boca? Entre em contato com o Sebrae, que está sempre de olho nas inovações e tendências de negócios.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?