Iluminação, vitrine e tema estão entre os itens mais importantes na hora de montar um espaço agradável que cative os consumidores.

A roupa traduz muito o que sentimos, pois nos vestimos de acordo com o que acreditamos. Podemos até brincar com as sensações ao usar peças, acessórios e, claro, cores.
Da mesma forma, se o seu negócio é a moda, você precisa caprichar na apresentação das peças que estão à venda, já que é ela que vai fazer o cliente se sentir atraído ou não pelos seus produtos. Essas decisões fazem parte do conhecimento de visual merchandising, ou V.M., cuja tradução literal é propaganda visual.
É sobre essa propaganda, ou seja, a apresentação das roupas para o processo de vendas, que falaremos agora.
Como chamar a atenção?
A vitrine é o primeiro canal de contato que o cliente tem com a loja. Se esse espaço for bem aproveitado, ele pode gerar o primeiro impulso para a compra, por isso escolha um tema para fazer a composição dos produtos e abuse da criatividade!
Além de peças maravilhosas, você precisará de luz e de exposição. Isso mesmo: a iluminação é essencial para que as peças sejam vistas e valorizadas. Um ponto de luz pode destacar um determinado produto, valorizar a composição dele com outros objetos ou até iluminar um detalhe importante. E lembre-se de que você não precisa ficar restrito apenas às datas comemorativas para investir na sua vitrine.
Dicas
No varejo, a iluminação é um fator determinante. Além de dar destaque e visibilidade ao produto, ela pode transformar o clima, fazendo o cliente sentir-se confortável. Da mesma forma, ela pode ser mal utilizada e acabar escondendo justamente aquilo que você precisa mostrar. Quando a iluminação está focada, ela acaba sendo uma ótima estratégia de valorização do produto, como no caso do uso de displays. Você pode optar por neons, abajures e outros tipos de iluminação para criar uma vitrine bastante atrativa.
Temas
Que tal se colocar no lugar do cliente e compor a vitrine imaginando o que pode ser agradável? A escolha de um tema para a vitrine pode estar associada a estações do ano, datas comemorativas, promoções que você cria para chamar a atenção e até mesmo a outros elementos que combinem com os seus produtos. Não se esqueça de que a vitrine é a oportunidade que você tem para introduzir seus produtos em pequenas histórias nas suas vidraças ou dentro da sua loja.
Neste conteúdo sobre a importância da apresentação das roupas para o processo de compras, você percebeu que pequenos detalhes podem fazer toda a diferença, não é mesmo? Então, mãos à obra!
Se você quiser, pode acessar ainda outros conteúdos que aprofundam este tema:
E-book: Como fazer o visual merchandising no seu negócio de moda
Vídeos: 5 dicas para montar uma vitrine e Como montar uma vitrine de promoção
Programa Papo de especialista: O poder da vitrine
Curso on-line: O ponto de venda como experiência
Foi um prazer te ajudar :)