this is an h1

this is an h2

Thu Feb 17 11:24:58 BRT 2022
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Moda sustentável

Entenda o que é sustentabilidade na moda, como colocá-la em prática e quais as vantagens para o seu negócio

· Atualizado em 17/02/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se você é um empreendedor de moda que busca soluções para o seu negócio que sejam inovadoras e que ainda ajudem o planeta, você deve conhecer mais sobre um dos assuntos mais comentados no momento: a moda sustentável.  

A sustentabilidade, que sempre foi tendência em diversos setores, hoje se transformou em um ativo que também traz diferenciais para os pequenos negócios. Principalmente depois do advento da pandemia da Covid-19, a atuação das empresas em prol de um presente e um futuro sustentáveis se tornou uma das principais demandas dos consumidores.

De acordo com o relatório Rio Ethical Fashion Ambiental 2021, a moda está entre os setores que contribuem para a poluição. O relatório, produzido com base em informações colhidas no maior fórum de sustentabilidade da América Latina, o Rio Ethical Fashion 2021, relata medidas que já têm sido implantadas para se amenizar o problema, como a adoção da economia circular, que promove o reuso, o reaproveitamento e a reciclagem na produção de roupas, calçados e assessórios.

O fórum também promoveu a criação dos relatórios Rio Ethical Fashion com foco em questões sociais e de negócios relacionadas a racismo, ética, legislação, diversidade, consumismo,  tecnologia e desafios econômicos do setor.

Leia os relatórios Rio Ethical Fashion 2021 na íntegra. Acesse os links abaixo:

Com base nisso, é possível perceber que a sustentabilidade na moda é um assunto de extrema relevância, que vai ditar rumos para a movimentação de bilhões de reais todos os anos.  

Mas o que é, afinal, moda sustentável?

É um modelo de negócio que, em todas as suas etapas, preza por:

  • Respeito ao meio ambiente e à sociedade;
  • Valorização das pessoas envolvidas na produção;
  • Incentivo ao consumo consciente.

E, com base nesses princípios, são adotadas diversas iniciativas, como a redução do uso de água e energia elétrica e o emprego de matérias-primas menos poluentes.

Contudo, na prática, existem diversas formas de as empresas do setor aplicarem a sustentabilidade nas práticas do dia a dia. São elas:

  1. Utilizar menos materiais na confecção de artigos individuais;
  2. Eliminar itens não recicláveis e poluentes da cadeia de suprimentos, optando por novos fornecedores e insumos sustentáveis;
  3. Recapitular tudo o que sai das fábricas, de peças de vestuário a embalagens para reutilização;
  4. Reaproveitar rejeitos de tecidos, couro ou materiais sintéticos;
  5. Buscar a maior reutilização possível de insumos, promovendo a coleta e a renovação dos materiais reciclados;
  6. Descartar qualquer resíduo (lixo) inevitável com ampla segurança ambiental.

Quais são os benefícios da moda sustentável?

Nos últimos anos, a moda sustentável alcançou patamares comerciais sem precedentes. Segundo relatório da empresa de pesquisa Research and Markets, o crescimento mundial do setor deve passar de 6,3 bilhões de dólares em 2019 para 8,2 bilhões de dólares em 2023. E a empresa prevê que esse número pode chegar a 15,2 bilhões de dólares até 2030.

Isso mostra que investir em sustentabilidade é bom para o meio ambiente e fundamental para o futuro da indústria da moda. Mas, e para o empreendedor? Os benefícios da moda sustentável para os pequenos negócios são:

  • Redução de custos (incluindo recursos como água, energia e insumos);
  • Aumento da receita e da produtividade;
  • Fortalecimento da imagem da empresa (marca positiva).

Como divulgar negócios que apontam para a sustentabilidade?

A comunicação digital é uma aliada do marketing sustentável. Além de reduzir o uso de papel na divulgação de um negócio, demonstra a preocupação ambiental da empresa aos consumidores conscientes.

As mídias sociais possuem singularidades que devem ser exploradas da melhor forma. Veja:

  • Facebook: nessa rede, crie uma página para o seu negócio de moda e invista em boas fotos e em publicações que mostrem as peças e os preços dos produtos. Aproveite o espaço de descrição para informar sobre as diretrizes sustentáveis da sua marca;
  • Instagram: na rede que funciona como a vitrine da moda, aposte em vídeos que mostrem, por exemplo, as etapas de fabricação das peças, como seus produtos duram mais, depoimentos de clientes etc.;
  • Twitter: nessa rede, você pode seguir hashtags sobre moda sustentável e, assim, demonstrar o domínio que sua marca tem sobre o assunto e os produtos que oferece.
  • TikTok: nessa plataforma, invista na criação e publicação de vídeos curtos que mostrem, por exemplo, a fabricação de roupas e possíveis combinações de peças.

Como você viu, a moda sustentável coloca em prática os conceitos de processos limpos e respeito com o meio ambiente, cada vez mais exigidos pelos consumidores. Saiba mais sobre a sustentabilidade nas empresas e dicas de sustentabilidade.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?