Muito além dos encontros clandestinos, motéis são locais de comemoração, encontros românticos e momentos luxuosos e rendem ótimas oportunidades para o turismo.

Motéis são opções de hospedagem cercados de preconceitos e alvos de piadas, mas, na realidade, são locais preferenciais para casais celebrarem datas importantes, como aniversários de namoro ou casamento, encontros românticos absolutamente lícitos, noitadas em um ambiente com mais luxo e conforto do que a própria casa, e por aí vai. Fato é que os motéis são hotéis que oferecem muito mais do que camas redondas e banheiras de hidromassagem para os hóspedes e representam excelentes oportunidades de negócio para o setor hoteleiro e o mercado de turismo em geral.
A Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), entidade que representa a motelaria, destaca que o mercado é grande e muito promissor para empreender. O nome, uma junção de motor e hotel, indica que a principal característica do tipo de hospedagem é ser de curta duração, para viajantes de passagem. Em geral, a estadia oferecida compreende entre duas e 12 horas de permanência. Alguns deles oferecem, inclusive, uma refeição como café da manhã, almoço ou jantar. Outros têm como atrativo quartos temáticos ou mimos como teto solar, poltronas especiais ou até mesmo pista de dança.
Evidentemente que comodidades como um bom chuveiro, aparelho de ar-condicionado, TV a cabo ou acesso a filmes e outras são indispensáveis. Ainda, lembrando que, apesar do que foi destacado no início desse texto, a discrição deve sim fazer parte do pacote, contemplando garagens individuais e outros itens que evitem o encontro entre os hóspedes que entram e aqueles que estão saindo.
Além da privacidade, a própria escolha da localização do motel é um passo essencial para obter sucesso. Os locais mais indicados são ruas não residenciais, bairros mais comerciais ou próximos a centros como universidades, hospitais, avenidas movimentadas ou estradas com bom fluxo de carros.
A estrutura física de um bom motel precisa comportar uma cozinha de bom tamanho, recepção, lavanderia ou área de suporte para envio e recepção das roupas de cama e banho, sala de administração, estacionamento com garagens individuais e espaço para vans.
Não custa destacar que a equipe de atendimento deve ser muito bem treinada, e os meios de pagamento devem ser identificados com um nome fantasia. Mesmo que os hóspedes sejam um casal comemorando 50 anos de união de papel passado, pode ser desagradável uma fatura de cartão de crédito que indique um nome exótico estar nas mãos de uma secretária ou conta da família.
Assim, o número de funcionários, embora dependa do porte do estabelecimento, pode ser calculado como em média 15 pessoas para um estabelecimento de 15 quartos, sendo algo em torno de três recepcionistas que vão atuar em sistema de escala, pois o local irá funcionar 24 horas por dia, um auxiliar administrativo, cinco camareiras, um cozinheiro e dois ajudantes de cozinha, dois seguranças e um gerente. O retorno financeiro pode levar cerca de cinco anos, para que o valor do investimento retorne com lucros.
Pequenos empreendedores têm a chance de criar um bom e próspero negócio ao investir em um motel. Como o período de permanência é curto, a fidelização dos hóspedes deve ocupar um papel importante na estratégia de marketing dos motéis. Estude, pesquise e planeje com cuidado, e crie um ambiente agradável e um estabelecimento de sucesso!
Saiba Mais:
Planeje suas metas e resultados
Como planejar e agir de forma estratégica em negócios criativos
Foi um prazer te ajudar :)