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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Motivação: criando uma equipe de vendas imbatível

Manter a equipe motivada é a chave para o alcance de metas e para a diminuição da rotatividade no seu negócio.

· 19/07/2022 · Atualizado em 02/08/2022
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Ter motivação diária não é uma tarefa fácil e, quando se trata de vendas, especialmente em um setor competitivo como o da moda, torna-se ainda mais difícil por conta da rotina corrida e da pressão por bons resultados. Por isso, compreender o processo de motivação de uma equipe de vendas e investir em capacitação vai contribuir com a saúde mental dos colaboradores e com a boa convivência do time, o que, consequentemente, trará vantagens e lucros para a empresa.

Para falar em motivação de uma equipe de vendas, é importante conhecer alguns fatores que geram a desmotivação do time, pois a revisão do que não está correndo da melhor maneira já é um bom caminho para combater o desânimo dos colaboradores e harmonizar o ambiente. Um dos motivos mais apontados por funcionários para se sentirem desmotivados é a falta de confiança na liderança, ou seja, quando o líder demonstra que não entende do negócio ou não demonstra segurança para ajudar a equipe na resolução de problemas. A situação piora quando ele não está disponível para a equipe ou disposto a colaborar.

A não estipulação de metas realistas, a indefinição das funções de cada pessoa na equipe e, principalmente, o desconhecimento das expectativas da empresa em relação a cada colaborador também contribuem para desmotivação do grupo. 

Outro fator desmotivador é a falta de confiança no produto de venda, daí a importância do treinamento constante da equipe e da introdução de estratégias de participação do grupo no processo de criação e produção, quando possível. 

Além disso, ambientes desorganizados, falta de incentivos e de reconhecimento e mesmo de propósitos da empresa podem completar a lista dos principais pontos que afetam negativamente uma equipe de vendas.

É importante lembrar que nem todos os profissionais têm as mesmas expectativas em relação ao que pode motivá-los, por isso ter um plano de vendas realista, apostar em comunicação clara e alinhar expectativas são a base de uma equipe entusiasmada. 

Um sistema de comunicação que, de fato, ouça a equipe e faça o acompanhamento dos colaboradores é o ponto de partida para o sucesso da equipe de vendas. O líder, por ser o ponto de referência, deve transmitir a confiança necessária quando a equipe precisa recorrer a uma orientação ou mesmo para se inspirar. Ainda nessa linha da comunicação eficiente, é importante pensar na construção de uma cultura de feedback, ou seja, instituir uma rotina de acompanhamento em que ambas as partes, vendedor e gestor, têm liberdade para se expressar e entender o ponto de vista uma da outra.

Manter o espírito de equipe também é um desafio, por isso é preciso priorizar a colaboração, e não a competição. Esta é necessária apenas em relação aos concorrentes, não entre os membros da equipe. Uma das maneiras de evitar concorrência dentro do grupo é estabelecer metas realistas e alcançáveis, em que os colaboradores percebam que toda a empresa é responsável pelo sucesso do negócio, e não somente o time de vendas.

Enfim, nada mais desmotivador do que não ser reconhecido, não é mesmo? Mas reconhecimento não é só ter um salário melhor: incentivar boas iniciativas e reconhecer boas ideias, abrindo espaço para isso na empresa, são fatores motivadores importantes. Não se esqueça também de promover momentos de integração que não sejam apenas os que ocorrem durante o treinamento de vendas. Por outro lado, não se pode negar que dinheiro no curto prazo é uma importante forma de reconhecimento, então pode ser uma boa alternativa comissionar a equipe e estabelecer premiações coletivas e individuais.

O Sebrae é seu parceiro para motivar a equipe, por isso, na seção Saiba mais, disponibilizamos dois links que vão ajudar você a gerenciar melhor a sua equipe. Aproveite!

Saiba mais:

Artigo O sucesso do negócio depende de uma boa gestão de equipe

Veja como o correto gerenciamento de pessoas permite captar bons profissionais e melhorar o rendimento da empresa.

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