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Tue Sep 06 11:44:38 BRT 2022
Finanças | CAPITAL
Nicho de mercado: escolha o melhor para a sua empresa

Descubra o que é um nicho de mercado e como definir o ideal para o seu negócio

· Atualizado em 06/09/2022
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Você sabe o que é um nicho de mercado e como encontrar o melhor para o seu negócio? Se já escolheu, quer checar se está no caminho certo?

Se você está entrando agora no mundo do empreendedorismo, decidir por um nicho é fundamental. A escolha de um bom nicho pode ser a diferença entre o fracasso ou o sucesso do seu empreendimento. Para quem já está atuando, uma boa estratégia é buscar novos nichos. O mercado muda a todo momento, e estar preparado para isso é muito importante.  

Por isso, neste texto, uma parceria entre o Sebrae NA o Serasa, vamos ajudar você a compreender o que é o nicho de mercado, como selecionar o ideal para o seu negócio ou, ainda, como descobrir novos. Ao final, você verá que não é tão difícil definir um nicho e explorá-lo estrategicamente. 

O que são nichos de mercado?

É comum que alguns termos como “ramo”, “área”, “setor”, “segmento” e “nicho” sejam utilizados como semelhantes, mas existem diferenças entre eles. Vamos ver quais são? 

O termo “mercado” faz referência a algo mais amplo, repleto de possibilidades e ramificações. Vamos usar como exemplo o mercado de moda. 

Dentro desse mercado (moda), temos o segmento, que é um grupo de pessoas que apresentam dores e interesses parecidos. Aqui, podemos escolher o segmento “moda feminina”. 

Então, chegamos ao nicho. Ele está associado a um grupo bem menor, pouco ou quase inexplorado. Em outras palavras, é uma pequena parte do segmento. Nesse caso, o nicho seria “moda feminina plus size”. O nicho traz um recorte específico de pessoas que normalmente não estão sendo atendidas em suas demandas ou que têm dificuldades de resolvê-las. 

Quer mais exemplos de nichos de mercado? Alimentação vegana, joias sustentáveis, cervejas artesanais, papinhas e lanches para bebês, brechó de móveis etc. são alguns deles. 

Quais as vantagens de definir um nicho de mercado?

Agora que você já sabe o que é nicho de mercado, vamos mostrar por que ele é tão importante para o seu negócio. Veja a seguir algumas dessas vantagens:

Menos concorrência

Se a sua empresa empreender de forma generalista, seus clientes e potenciais clientes serão atingidos por inúmeras marcas que oferecem produtos e serviços semelhantes aos seus. 

Com um público mais específico, a concorrência tende a ser menor, pois ali não existem tantas empresas atuando (ou, até mesmo, pode não existir nenhuma). A comunicação também será muito mais objetiva, pois você estará em contato direto com as pessoas que querem ou necessitam da solução que a sua empresa oferece. 

Público engajado e fiel 

O nicho se caracteriza por um público com dores bem específicas e, normalmente, não atendidas pelo mercado. Diante da baixa oferta, as pessoas normalmente estão dispostas a pagar mais para usufruir de serviços e produtos que atendam às suas expectativas e necessidades. Atuando em nicho, você consegue ainda personalizar o atendimento e dar mais atenção aos clientes. O resultado é um público mais engajado e fiel à sua marca. 

Lucros maiores

O nicho é, por definição, uma parcela do segmento pouco explorada. Como se trata de algo exclusivo, o público pode se dispor a pagar mais caro pelos produtos e serviços ofertados. Em resumo, quem trabalha com nichos vende mais e com mais lucro. 

Facilidade nas parcerias

Os influenciadores digitais podem ser bons parceiros para quem investe em nichos de mercado. Muitos deles entendem e trabalham com assuntos específicos e, normalmente, têm um público fidelizado, que está sempre atento às publicações nas redes sociais. Dessa maneira, fechar contratos e realizar parcerias com digital influencers é um jeito excelente de melhorar o alcance da marca e captar mais clientes.

Conclusão

Com um nicho de mercado bem definido, a sua empresa pode concentrar todos os esforços na atração e retenção do cliente ideal. Além disso, ao trabalhar com públicos específicos, você também pode descobrir novos nichos, à medida que estuda o mercado e os concorrentes, bem como ouve com atenção as demandas das pessoas. 

Nesta parceria entre o Sebrae NA e o Serasa, você aprendeu o que é um nicho de mercado e quais as suas vantagens. Agora, veja a seguir como encontrar o seu nicho ideal e fortalecer a sua marca. 

Saiba mais

O Sebrae NA, junto com o Serasa, preparou alguns materiais que podem ajudar você neste assunto. Confira: 

E-book: Nichos de mercado: explore esta oportunidade  

Mercados de nicho: oportunidades no e-commerce para MPEs  


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