this is an h1

this is an h2

Fri Sep 23 13:43:34 BRT 2022
Organização | PRÁTICA SUSTENTÁVEL
Construção civil: as vantagens da sustentabilidade

Transformar a sua micro ou pequena empresa em um empreendimento sustentável, além de diminuir gastos e desperdícios, ainda ajuda o meio ambiente.

· 10/09/2015 · Atualizado em 23/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar
Sustentabilidade

A preocupação com o uso responsável de recursos naturais alcança todos os setores da economia mundial. Com as micro e pequenas empresas da construção civil não é diferente, afinal, elas também devem procurar meios para se adequar a essa realidade sustentável, buscando uma posição de destaque no mercado no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente.

Há atividades no setor que causam grandes impactos ambientais, seja pela grande produção de resíduos ou pelas modificações em áreas naturais. Para trilhar um caminho de desenvolvimento ambientalmente correto, é necessário estar atento ao que diz a legislação ambiental brasileira, adotando, por exemplo, as orientações determinadas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Para fortalecer a ideia de sustentabilidade no ambiente de trabalho, é preciso ter atitudes adequadas e criar métodos inovadores. Confira agora as vantagens de ser uma empresa sustentável em seis aspectos do seu negócio no ramo da construção civil:

FAVORITAR
Botão favoritar
Vantagens

Ser uma empresa sustentável significa adequar-se à nova cultura empresarial, que se mostra interessada não só nos aspectos financeiros do empreendedorismo, mas também em seu papel socioambiental. Esse comportamento garante mais credibilidade a uma marca.

Ser ambientalmente engajado é uma forma de se tornar mais competitivo, já que, atualmente, a sociedade encara isso como uma característica diferenciada para os negócios. Adotar boas práticas de sustentabilidade, além de atrair o público, ainda mantém clientes satisfeitos e fortalece a imagem corporativa da empresa.

Reduzir desperdícios é uma atitude ambientalmente correta que também se transforma em economia e lucratividade para as empresas. Além disso, o reaproveitamento de materiais em boas condições pode tornar o processo de construção mais barato.

O que não puder ser reutilizado ou reaproveitado deve ser descartado em locais apropriados, reduzindo o impacto ambiental do lixo produzido. Logo, uma boa saída é fazer parcerias com cooperativas que utilizem embalagens e outros materiais em processos de reciclagem. Vale ressaltar que cada um desses processos está detalhadamente discriminado no PNRS, o qual já é, inclusive, obrigatório em obras públicas no Brasil desde 2021.

Dar o destino certo aos resíduos sólidos evita prejuízos para os sistemas de drenagem das cidades, uma vez que diminui o risco de enchentes em períodos de chuva. Por outro lado, o acúmulo desse tipo de lixo em áreas indevidas pode gerar a proliferação de ratos, insetos e escorpiões, causando danos à saúde da população e da fauna e flora da região.

Investir na capacitação de funcionários é um bom caminho para tornar sua empresa sustentável, pois é fundamental que eles conheçam e entendam novas possibilidades de atuação no setor. Ao realizar uma obra, por exemplo, é importante pensar na economia de água e energia, além de analisar a área de trabalho para que grandes prejuízos ambientais não aconteçam.

Já os responsáveis pela seleção de materiais utilizados devem saber indicar produtos que sejam ambientalmente corretos e de qualidade, oferecendo, assim, o melhor da relação custo-benefício.

Divulgue o engajamento social e ambiental do seu empreendimento, de modo que isso se torne atrativo para seus futuros clientes e seja não apenas um motivo de orgulho para sua equipe, mas um ponto de inspiração para outros investidores da área.

Trabalhe métodos para que seus funcionários, fornecedores e clientes entendam a questão ambiental como essencial para o bem-estar da sociedade e como um pilar estratégico para o desenvolvimento empresarial.

Bons resultados na produtividade de uma empresa começam com a satisfação dos funcionários. É normal que, ao sentir-se parte de um ambiente de trabalho engajado em tópicos que fazem a diferença para a sociedade, a equipe fique mais empenhada para realizar um trabalho melhor.

Funcionários motivados geralmente são mais produtivos e assertivos e reduzem, assim, o retrabalho e o desperdício de materiais. Com isso, já diminui-se a produção de resíduos, geram-se menos gastos para a empresa e otimiza-se o tempo de serviço.

Saiba mais

Visite também o site do Centro Sebrae de Sustentabilidade e baixe o material Construção sustentável: da teoria à prática.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora