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Wed Jun 14 21:29:12 BRT 2023
Empreendedorismo | DIFERENCIAÇÃO
O design como alavanca dos negócios

Um bom design diferencia a empresa e agrega valor a produtos e serviços.

· 22/02/2023 · Atualizado em 14/06/2023
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O design é um processo de criação e desenvolvimento de soluções para resolver problemas ou atender necessidades específicas, com o objetivo de melhorar a funcionalidade, a estética, a experiência do usuário e a eficiência de um produto, serviço, sistema ou ambiente. 

O design pode englobar várias áreas, como design gráfico, design de produtos, design de interiores, design de serviços, entre outros, e envolve a pesquisa, análise, planejamento, desenvolvimento e implementação de soluções criativas e eficazes para atender as necessidades e desejos dos usuários. O design também pode ser entendido como um processo de pensamento crítico e criativo, que envolve a identificação e resolução de problemas, a geração de ideias, a experimentação e a interação, com o objetivo de alcançar resultados inovadores e eficazes.

Por tudo isso, o design pode aumentar a competitividade das empresas de diversas maneiras, como:

  • Diferenciação: um design bem pensado pode tornar os produtos ou serviços de uma empresa únicos e distintos dos concorrentes, criando um diferencial competitivo.
  • Atração visual: um design atraente e funcional pode chamar a atenção dos consumidores, aumentando a probabilidade de compra e gerando maior fidelidade à marca.
  • Experiência do usuário: um design centrado no usuário pode melhorar a experiência dos consumidores com os produtos ou serviços da empresa, aumentando a satisfação e a probabilidade de recompra.
  • Redução de custos: um design eficiente pode reduzir custos de produção, manutenção e reparo de produtos, aumentando a lucratividade da empresa.
  • Inovação: o design pode ser usado para criar produtos ou serviços inovadores, que atendam as necessidades ou desejos dos consumidores de forma única, criando novos mercados e oportunidades de negócios.

A identidade visual da marca presente no design tem um valor agregado ao produto. Ela revela uma mensagem e é imprescindível para manter o relacionamento com o consumidor, quando ele mantém contato visual com aquela mercadoria.

A seguir, apresentamos quatro benefícios do design como um fator de valorização do produto:

1. Valorização da marca

O valor do produto está diretamente ligado à percepção que o cliente tem dela, ou seja, à maneira que a empresa apresenta a sua marca para o público.

Antes de tudo, é importante coletar os dados sobre as preferências e as necessidades do cliente, e, então, estudar as melhores maneiras de criar um design que atenda os anseios dessas pessoas. Dessa forma, você acaba atraindo o interesse do consumidor e agrega mais valor para a marca.

2. Diferenciação no ponto de venda

A ação realizada diretamente no ponto de venda é uma forte estratégia para aumentar o alcance de uma marca. Elas são feitas por equipes de promoção que passam por um treinamento para promover um produto ou serviço, divulgando, assim, uma ação de marketing.

Essa medida ajuda a conhecer melhor os clientes e colher informações que serão estudadas e vão servir para melhorar o design.

3. Criação de vínculos do cliente com o produto

O elemento subjetivo é muito valorizado nas estratégias de design. Esse fator psicológico pode tornar-se o grande diferencial que vai influenciar o cliente a optar por um produto e não por outro, principalmente porque, hoje em dia, eles guardam muitas semelhanças.

Nesse sentido, manter um laço direto com os consumidores ajuda a fidelizá-los e permite que os produtos ganhem um valor agregado suficiente para garantir a compra.

4. Oferecimento de novas soluções para os problemas

A inovação é sempre um fator importante no ciclo de uma empresa. Por isso, o desenvolvimento de novos produtos com designs mais modernos e úteis ajuda a oferecer novas soluções para os problemas dos clientes. Dessa forma, é possível suprir as necessidades deles, o que torna a venda quase certa.

Saiba mais:

Artigo criado a partir do conteúdo do Podcast Plano de Voo – Ep. 61

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