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Wed Apr 05 02:42:39 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING DE VAREJO
O guia completo de estratégias para o marketing de varejo

O marketing é uma ferramenta fundamental para divulgar a sua marca. Conheça as técnicas exclusivas para o varejo.

· 23/03/2023 · Atualizado em 05/04/2023
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Para te ajudar a levar a sua marca mais longe, separamos as dicas da Luana, do Canal ListenX

O que é o marketing de varejo? São todas as ações de propaganda direcionadas ao público. Quando bem-feitas, elas podem prospectar e fidelizar os seus clientes, fortalecer a imagem da sua marca e divulgar os seus produtos e serviços. 

Dentre os principais benefícios do marketing de varejo, destacamos o aumento das vendas e o fortalecimento positivo da imagem da marca. Afinal, nada pior do que ter uma reputação ruim. Isso poderá acabar com as suas vendas, além de prejudicar o tipo de propaganda mais eficaz: o marketing boca a boca. 

Além de atrair novos consumidores, o marketing de varejo é capaz de fidelizar os clientes. A saber, é mais barato (e benéfico) fortalecer o relacionamento com o freguês do que conquistar um desconhecido. Dentre as estratégias de fidelização, destacamos a oferta de descontos de aniversário, mensagens personalizadas e, é claro, o bom atendimento e uma estrutura aconchegante de acordo com o perfil do público-alvo. 

Além disso, o marketing de varejo engloba vários tipos de publicidade. O primeiro deles é o marketing digital. Com a popularização das redes sociais, as pessoas estão consumindo mais conteúdo na internet. Portanto, tanto as redes sociais, como o marketing de conteúdo e de busca são essenciais para traçar estratégias vencedoras. 

Há, também, o marketing off-line, também conhecido como tradicional. São todos os meios comuns de propaganda que não são difundidos pela internet, como televisão, rádio, outdoor, panfletos, adesivos etc. Atualmente, as empresas investem tanto na propaganda tradicional como na digital. 

Em seguida, podemos usufruir dos benefícios do marketing de conteúdo. Geralmente, ele está relacionado com a internet, as redes sociais e os mecanismos de busca. Neste caso, a empresa oferece conteúdos relevantes ao seu público-alvo para nutrir e engajar nas redes sociais. Além disso, poderá esclarecer as dúvidas relacionadas à marca, produto ou serviço. Geralmente, são utilizados blogs, vlogs e outras plataformas que já foram mencionadas. 

Aliado ao conteúdo, está o marketing de influenciadores. Neste caso, a marca contrata influenciadores digitais para divulgar as mercadorias. Eles espalham a propaganda para a audiência que, quando interessada, adquire o seu produto e replica o conteúdo. É uma estratégia muito eficaz e comum nos dias de hoje. 

Além disso, há o marketing sensorial, que nada mais é do que a ação que afeta o consumidor a ponto de despertar sensações e emoções que o conectam à sua marca. É um passo muito importante no processo de fidelização dos clientes. 

Para ter um parâmetro da aplicação de marketing do varejo, é fundamental conhecer os “6Ps” da publicidade. O primeiro “p” é o produto, que deve satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores. O segundo trata sobre o ponto, ou seja, os locais onde a sua marca entra em contato com o público. São os pontos de distribuição de mercadoria, anúncios, locais de prestação de serviço etc. 

O preço é o terceiro “p”, trata-se do valor do seu produto ou serviço e quanto o cliente está disposto a pagar por eles. Pode variar de acordo com a segmentação e a localização do seu negócio. 

O “p” de promoção é o quarto ponto e não está relacionado à oferta, mas sim à comunicação com o público-alvo. O próximo “p” é sobre pessoas, ou melhor, como devemos tratá-las. Desse modo, é importante tratar os clientes, colaboradores e fornecedores de forma exemplar, até empática. A recepção deles é muito importante para o desenvolvimento da sua empresa. 

Por fim, o último “p”, que está relacionado à percepção da marca. Ou seja, é toda a experiência que o cliente tem com a sua empresa. Engloba o bom cuidado com o ambiente, o capricho na decoração e, se puder, vale a pena incluir aromas e uma trilha sonora adequada ao perfil do público-alvo. Ao capturar o gosto do cliente pela percepção, o seu empreendimento tem mais chance de fidelizá-lo. 

Para fortalecer o vínculo com o seu cliente, é fundamental investir no marketing de relacionamento. O seu objetivo vai além de fidelizar o cliente. Aqui, queremos construir um defensor da sua marca. Existem várias ações para estreitar as relações, como as campanhas de e-mail marketing, que podem ser automatizadas. O programa de fidelidade também é capaz de fazer o seu público-alvo comprar mais de uma vez. Além disso, é uma ótima ferramenta para o lojista conhecer a própria clientela. 

O programa de fidelidade pode se estender às redes sociais. Como se não bastasse, vale a pena investir no engajamento no Facebook e Instagram por meio de postagens, comentários, curtidas, respostas e mensagens privadas. O cliente costuma sentir-se valorizado quando é citado pela marca, principalmente no ambiente digital. Aliás, essa tática funciona muito bem para campanhas sazonais, são as que acontecem em datas comemorativas, como Dia dos Pais, das Mães etc.

Ao aplicar todas essas estratégias, é possível atingir o marketing boca a boca. Nesse estágio, o cliente indica a sua loja para outras pessoas. Ou seja, além de defensor, ele trabalha indiretamente para divulgar a sua marca! Assim, você será capaz de movimentar a sua empresa durante todo o ano para melhorar o seu faturamento! 

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