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Mercado e Vendas | GESTÃO DE VENDA
O que é benchmarking

Apesar do nome complicado, a utilização do benchmarking é mais fácil do que você pensa e pode trazer resultados significativos para o seu negócio.

· 29/11/2022 · Atualizado em 30/11/2022
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Você tem dificuldade na hora de criar os processos da sua empresa? Não sabe como criar novos produtos ou serviços? Vamos te mostrar uma técnica utilizada pelas maiores empresas do mundo, que vai facilitar os processos e acelerar o crescimento da sua empresa.

Inspirados no post elaborado pelo Sebrae PR, abordamos, aqui, os principais pontos que você precisa prestar atenção.

O que é um benchmarking?

Existe um ditado que diz: “a prática leva a perfeição”.  Isto é, quanto mais você trabalha seu negócio, mais próximo do mundo ideal ele está. Mas, como saber que a sua prática está levando o seu negócio à perfeição? Quais parâmetros e referências do mundo ideal você tem levado em conta para realizar a prática em seu negócio? 

É aí que entra o benchmarking! Benchmarking vem do termo em inglês ‘benchmark’, que significa ‘referência’. Traduzindo para o português, significa ponto de referência. É uma ferramenta de gestão que objetiva aprimorar processos, produtos e serviços, gerando mais lucro e produtividade. Trata-se de um processo de pesquisa entre empresas do mesmo setor para analisar como seus produtos, processos e serviços estão desempenhando em relação aos concorrentes.

O benchmarking é um estudo aprofundado da sua concorrência e das melhores práticas do mercado. Por meio desta ferramenta de gestão, você vai comparar a sua empresa e seus processos com as suas maiores referências do mercado. Usando o benchmarking você pode observar as soluções que a suas referências de mercado já encontraram em determinados aspectos do negócio e usá-las na sua empresa. Em outras palavras, você vai encurtar o caminho entre o problema e a solução e, assim, atualizar seus processos, identificar tendências e inovar dentro do seu mercado.

Como fazer benchmarking?

A ideia do benchmarking é ser uma análise de concorrência mais aprofundada. Isso significa, entre outras coisas, que você vai precisar ir a campo. Visite seus concorrentes ou empresas nas quais você se inspira. Observe cada detalhe, desde o atendimento ao pós-venda, e faça uma engenharia reversa: tente imaginar como cada processo é feito e como você pode aplicá-lo no seu negócio e na sua realidade. 

Mas, um benchmarking não precisa ser um trabalho de espião: ele pode ser uma colaboração entre empresas! Para isso, você deve desenvolver o seu networking dentro do seu mercado. Isso mesmo: você deve ser amigo do seu concorrente! Visite congressos ou empresas, participe de reuniões, fique por dentro de grupos ou fóruns do seu segmento de mercado. Tanto você quanto o seu colega empresário podem encontrar soluções com essa troca. E isso gera crescimento!

O seu benchmarking pode ser feito tanto externa como internamente. Você pode analisar outras empresas, mas também pode analisar as suas ações internas: como você ou sua equipe tem realizado determinadas atividades que são importantes para o crescimento da empresa. Todas as análises podem apresentar soluções interessantes para o seu negócio. O ideal é sempre incentivar esse trabalho de referência.

Em resumo o seu benchmarking deve responder a três perguntas principais:

1) Como estou me saindo em relação à concorrência? 

2) Os resultados que estou alcançando são satisfatórios? 

3) Como aumentar a produtividade e a eficiência dos meus processos?

A partir das respostas, comparando com referências, você encontrará os caminhos certos para a sua empresa. A comparação com outras empresas pode ser salutar para o seu negócio. Pode ser um empurrão em direção à melhoria dos processos e uma forma de evoluir suas estratégias por meio de ideias vindas de seus concorrentes. Entretanto, nem tudo o que a concorrência faz é melhor do que a sua empresa desenvolve. Por isso, o benchmarking também pode ser o reforço para você perceber o seu diferencial no mercado.

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