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Wed Nov 09 15:54:54 BRT 2022
Finanças | INADIMPLÊNCIA
O que é e como fazer a gestão de cobrança do seu negócio?

A gestão de cobrança é a análise de pagamento dos seus clientes. Ao fazer essa gestão, o empreendedor passa a evitar a inadimplência, por exemplo. Saiba mais.

· Atualizado em 09/11/2022
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De acordo com pesquisas do Serasa Experian, 30% da população brasileira está inadimplente, com pagamentos atrasados.

Essa porcentagem afeta diretamente a saúde financeira da empresa, uma vez que os recursos que entram em caixa não são suficientes para arcar com os pagamentos do negócio. 

Portanto, podemos chegar à conclusão de que, o negócio receber o pagamento faltante e o cliente realizar este pagamento pode ser um desafio para ambas as partes.

Para conhecimento, existem três principais tipos de inadimplências e as listamos abaixo, confira.

  • Desemprego:

De acordo com o IBGE, o desemprego é a principal causa de inadimplência no Brasil. Quando nessa situação, necessidades básicas se tornam prioridade com relação ao pagamento de dívidas.

  • Redução de renda:

A redução de renda diminui o poder de compra do consumidor, mais uma vez priorizando as necessidades mais urgentes ao invés dos pagamentos.

  • Atraso de salário:

Caso o consumidor não possua um valor de emergência, o atraso de salários pode impactar diretamente no pagamento das contas.

E como evitar a falta de pagamento pelo consumidor?

  • Política de crédito:

Elaborar uma política de crédito é como adotar um sistema de acompanhamento financeiro no seu negócio, reduzindo riscos de inadimplências.

  • Condições de pagamento:

Oferecer diferentes formas de pagamento permite que o consumidor escolha aquela que não irá prejudicá-lo.

  • Renegociação:

Ofereça descontos ou parcelas menores no momento de renegociar dívidas, facilitando e encorajando o cliente a pagar o que precisa.

A partir dos conhecimentos listados acima, como fazer a gestão de cobrança do seu negócio?

  1. Organizando o setor financeiro;
  2. Lembrando o cliente do pagamento;
  3. Padronizando e personalizando o atendimento;
  4. Renegociando quando necessário;
  5. Facilitando os meios de pagamento;
  6. Registrando todas as chamadas;
  7. Resumindo o acordado ao final das ligações.

Possuir controle sobre a saúde do seu negócio, acompanhar diariamente todas as entradas e saídas financeiras do caixa e entender os motivos pelos quais seus clientes passaram a faltar com o pagamento são os primeiros passos.

Caso tenha dúvidas sobre o assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento: 0800 570 0800.

Saiba mais:

Procedimentos de cobrança para evitar a inadimplência.

Como reduzir a inadimplência na sua empresa?


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