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Tue May 23 21:42:04 BRT 2023
Planejamento | VANTAGEM COMPETITIVA
O que é e como ter vantagem competitiva no mercado

Uma metodologia simples, mas muito eficaz.

· 10/02/2023 · Atualizado em 23/05/2023
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A vantagem competitiva é a capacidade de uma empresa superar os seus concorrentes no mercado. Ela pode ser adquirida através de diferentes meios, como a oferta de produtos ou serviços de melhor qualidade, preços mais baixos ou melhores condições de pagamento, entre outros.

Uma das principais formas de obter vantagem competitiva é através da inovação. Isso pode ser feito investindo em pesquisa e desenvolvimento, criando novos produtos ou processos de produção, ou mesmo melhorando os já existentes.

Outra forma de obter vantagem competitiva é investindo em tecnologia, como automação de processos, inteligência artificial e big data.

Mais uma opção é através de estratégias de diferenciação. Isso pode ser feito oferecendo produtos ou serviços únicos, que não são oferecidos pelos concorrentes, ou mesmo personalizando os produtos ou serviços para atender às necessidades específicas dos clientes.

Além disso, as empresas também podem obter vantagem competitiva através de estratégias de custo. Isso pode ser feito reduzindo os custos de produção, otimizando os processos de negócios ou mesmo negociando melhores condições com fornecedores.

É importante lembrar que a vantagem competitiva é dinâmica e pode ser facilmente perdida se a empresa não for capaz de se adaptar às mudanças no mercado. Por isso, é importante que as empresas estejam sempre buscando novas formas de obter e manter sua vantagem competitiva.

Investir em vantagem competitiva é importante porque torna um produto ou serviço mais atraente para os clientes. É o que incentiva os clientes a comprarem suas soluções, mesmo diante de problemas, como momentos de crise ou a falta de algum recurso.

Como garantir uma vantagem competitiva 

Criar uma estratégia que desenvolva e enalteça as vantagens competitivas pode ser feito de várias formas. A seguir, separamos alguns passos para ajudar você nessa missão, confira:

Reduza os custos de sua produção

Uma das formas de competir com sua concorrência é reduzir seus custos operacionais. Dessa forma, você pode vender a preços mais baixos, mas sem danificar suas margens de lucro.

Entenda o seu público

Você sabe quem são seus clientes e quais suas necessidades? Você precisa saber exatamente quem compra da sua marca e como você pode tornar sua vida melhor. É assim que você cria demanda hoje em dia, que obviamente vai funcionar como o motor do crescimento.

Faça uma análise dos concorrentes

Agora, pergunte-se: você sabe quem são seus concorrentes reais? Lembre-se que não se trata apenas de empresas que fabricam produtos ou prestam serviços semelhantes.

Na verdade, seus concorrentes também são as empresas que possam atender às necessidades que sua organização pode — como no de atendimento, por exemplo.

Para ter sucesso, você precisa ser capaz de articular o benefício que oferece ao seu público-alvo, sendo melhor do que a concorrência. Essa é a sua vantagem competitiva.

Torne sua equipe mais produtiva

Aumentar a produtividade é essencial quando o assunto é desenvolver suas vantagens competitivas. Isso pode ser feito de várias formas, como por exemplo, agregando tecnologia na gestão de seus processos de modo a automatizar rotinas administrativas.

Além disso, você pode investir em treinamento e qualificação, de modo a melhorar as aptidões e desenvolver as hard skills de seus colaboradores.

Garanta um bom relacionamento com o público-alvo

Não pense que aprimorar suas vantagens competitivas é um esforço que visa apenas o interno, mas é necessário cuidar do “externo”. Ou seja, do seu relacionamento com o cliente.

Trabalhar o customer engagement é uma forma de estimular a vantagem por atendimento e diferenciação.

Ofereça promoções e descontos aos clientes

Estimular promoções de vendas é uma excelente tática de aumentar o alcance da sua marca, potencializar seu brand awareness e conquistar os clientes pelo preço.

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