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Mon Feb 13 02:04:53 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
O que é live commerce e quais são as vantagens em adotar a estratégia

A explosão das lives durante a pandemia foi tão positiva que a tendência tem crescido entre os lojistas. Conheça a estratégia de live commerce.

· 26/01/2023 · Atualizado em 13/02/2023
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As lives simplesmente “chegaram chegando”! Elas tornaram-se tão corriqueiras durante a pandemia, especialmente entre setores como o da cultura, da arte, da educação que não demorou para que se tornasse um sucesso também entre os lojistas, e um dos setores que mais se beneficia com elas é o da moda.

A live é uma transmissão que acontece ao vivo pela internet (por meio de diversas plataformas/aplicativos/redes sociais) e serve para divulgar e vender produtos em tempo real. É evidente que as lives não estão restritas às lojas virtuais. As lojas físicas já entenderam isso, e é cada vez maior o número de empresas que aderem a essa estratégia.

O boom aconteceu primeiramente na China: por lá, as lives ocorreram principalmente entre as grandes marcas de varejo de moda e beleza. Em 2020, esse formato de vendas chegou a movimentar, segundo informações da Uol, cerca de US$ 200 bilhões no país.

E não demorou muito para a moda aterrissar no Brasil. Como se fossem um reality show, muitas vezes até com atrações musicais, as lives de moda não precisam de grandes investimentos para serem realizadas, e o consumidor pode não só tirar suas dúvidas sobre os produtos (como se estivesse na loja física) como concorrer a sorteio de brindes, descontos (muitas lojas usam essa estratégia durante as lives), além de terem um atendimento humanizado e interativo. Com certeza, são boas formas de atrair o cliente e de formar bons laços de relacionamento com ele.

Outra grande vantagem dessa estratégia é que ela impulsiona as vendas e já existem casos relatados de empresas que expandiram mais de 100% o faturamento da sua loja virtual por meio dela. Isso acontece porque as vendas são potencializadas enquanto a live acontece: o cliente pode comprar enquanto está assistindo a live, ou seja, é uma forma de se divertir enquanto compra (ou o contrário: comprar enquanto se diverte!), melhorando a experiência do cliente.

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