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Tue May 30 18:05:32 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
O que é marketing digital?

Saiba qual é a importância de aplicar o marketing digital como estratégia no seu negócio.

· 22/03/2023 · Atualizado em 30/05/2023
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Pensar em estratégias para se diferenciar no concorrido mercado da moda é um dos desafios das empresas desse segmento. E, em uma era em que as pessoas buscam cada vez mais pelo digital, com o marketing não é diferente. Daí se falar em marketing digital, que se constitui de atividades realizadas na modalidade on-line com o objetivo de atrair novos negócios, além de criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

O marketing digital utiliza diversas estratégias para alcançar os seus objetivos, dentre elas, destacam-se duas: SEO (a otimização dos mecanismos de busca), inbound marketing/marketing de conteúdo (a criação de conteúdo relevante para atrair e converter clientes).

Como elaborar estratégias de marketing digital

Para elaborar uma boa estratégia de marketing digital, é preciso planejamento. E, como todo bom planejamento, é preciso, antes de mais nada, entender quem é a persona do seu negócio. Não basta saber quem é o seu público-alvo, é preciso ir além, definindo o perfil do cliente ideal (persona).

Trace os objetivos da estratégia e as metas a serem alcançadas, e então defina os canais que serão utilizados (redes sociais, blogs, e-mail marketing, newsletter, entre outros). Lembre-se de que os canais devem ser escolhidos de acordo com o perfil da(s) sua(s) persona(s). Um aspecto importante a observar ao veicular o marketing digital é ficar atento ao tom da linguagem a ser utilizada, que deve estar de acordo com a persona e com o perfil da marca.

Ações de marketing

Veja algumas ações que a sua marca pode realizar junto aos clientes as quais vão muito além das postagens em redes sociais:

  • lembrete de aniversário: e-mails de feliz aniversário, oferecendo descontos, por exemplo, são bastante utilizados por lojistas.
  • nutrição de leads: é uma boa estratégia direcionar e-mails para aquelas pessoas que visitaram a página, mas não compraram (ou fazer um acesso por meio de pop ups). Mas, atenção! Aqui é importante a produção de conteúdos relevantes, que podem levar à conversão.
  • criação de blog: essa ação aumenta as chances de ser encontrado no Google e a marca consegue se comunicar melhor com sua persona. Isso acontece em razão da produção de conteúdos que dialogam com as necessidades de seus clientes.
  • lembrete de carrinho abandonado: quem nunca deixou de lado um carrinho com um produto, seja por esquecimento, seja porque resolveu pensar um pouco mais… Enviar e-mails com lembretes para esses clientes pode ajudar na conversão.

Acompanhe os outros artigos da série Marketing digital (Estratégias de marketing digital; O que é marketing digital; O que é Tráfego Pago?) e faça os cursos on-line que o Sebrae disponibilizou para você: Marketing digital: planejar para vender pela internet e Comunicação e relacionamento com seus clientes.


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