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Tue Nov 22 22:50:26 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
O que é marketing multicanal?

Veja como funciona o marketing multicanal e o que você pode fazer para atrair mais clientes para o seu negócio.

· Atualizado em 22/11/2022
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O marketing multicanal permite que as empresas utilizem vários canais para alcançar seus clientes de forma mais eficaz. É uma estratégia que alcança os clientes desde um mecanismo de pesquisa até outdoors ou anúncios em rádios. 

Atualmente, os canais mais populares são as plataformas de mídia social, como Facebook e Instagram; e-mail marketing, WhatsApp, SMS e Google. O marketing multicanal promove uma presença constante, o que aumenta a consciência de marca e a confiança do cliente em adquirir seus produtos ou serviços.

Adotar uma abordagem multicanal na sua estratégia de marketing pode trazer muitos benefícios para seus negócios, como:

  • Maior público: com mais canais envolvidos em sua estratégia de marketing, você terá acesso a um público maior para converter. Ao estar presente nos canais que eles frequentam, você terá mais chances de adquirir tráfego mais qualificado.
  • Lacunas do setor: podem existir lacunas em canais relevantes, e sua empresa pode preenchê-las. Atraia clientes sendo ativo em canais que seus concorrentes podem ter esquecido ou ignorado.
  • Reconhecimento da marca: fortalecendo sua presença on-line, mais usuários podem torna-se clientes.

Como funciona o marketing multicanal?

Para implementar uma estratégia de marketing multicanal eficaz, você precisa:

  1. Identificar seu cliente: crie uma persona do seu cliente ideal e verifique o que ele deseja. Você pode analisar os dados gerais para ter uma visão única do cliente e, em seguida, definir suas personas com base em seu comportamento e interesses.
  2. Escolher seus canais: analise os dados de comportamento e descubra em quais canais seus potenciais clientes são mais ativos. Se seus clientes são muito ativos nas redes sociais, talvez o Facebook e o Instagram sejam as melhores formas de alcançá-los, por exemplo. 
  3. Criar mensagens consistentes: é importante produzir uma campanha relevante e com identidade única em todos os canais. O tom, o estilo e as promoções devem ser os mesmos em todos os canais. Caso contrário, mensagens diferentes podem diminuir a confiança da marca.
  4. Acompanhamento de dados: monitore o alcance de seus clientes. O software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) pode ajudá-lo a entender as fases do relacionamento com o seu cliente. Além disso, uma ferramenta de análise de dados, como o Google Analytics, pode ajudar a rastrear as interações do cliente com suas campanhas, monitorando as visitas ao site, cliques de CTA e aberturas de e-mail.
  5. Remarketing: se um cliente sair do seu site sem fazer uma compra, você ainda pode impactá-lo com anúncios em outras plataformas, por exemplo. Você pode até veicular anúncios para o produto que ele visualizou em seu site por meio do remarketing dinâmico.

O marketing multicanal é vital para as empresas se estabelecerem e crescerem no mercado atual. Com essa estratégia, você se comunica de maneira mais eficaz com seus clientes e facilita o envolvimento deles com sua marca.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR, Comunidade Sebrae: Estratégia Multicanal: saiba por que ela é essencial para o varejo

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