this is an h1

this is an h2

Wed Mar 15 12:00:27 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
O que é o blockchain e o seu potencial para pequenos e médios negócios

Banco de dados compartilhado com registro de transações, o blockchain em pequenos e médios negócios pode aumentar segurança, reduzir custos e ampliar confiança.

· Atualizado em 15/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Termo que vem circulando pelo mundo desde o final de 2008, blockchain une tecnologia e finanças e tem potencial para beneficiar também os pequenos e médios negócios. Mas afinal, o que é blockchain? Algo como um grande banco de dados compartilhado, que registra as transações dos usuários.? 

O blockchain é uma espécie de sistema que facilita o processo dos registros de transações e o rastreamento de ativos em uma rede. Considerando o uso da palavra livro razão (do inglês "ledger"), para se referir a esse sistema em muitas companhias, vamos entendendo blockchain como um livro de registros digital.  

E como se chegou ao termo blockchain? A tecnologia do blockchain armazena os dados em blocos (do inglês "block") de informações, que são conectados uns aos outros, formando uma corrente ("chain").

Estar conectado em um mundo globalizado como o de hoje não vale apenas para blocos de informações. As micro e pequenas empresas (MPEs) podem e devem aproveitar a tecnologia para ampliar as fronteiras dos negócios. 

Segurança e redução da burocracia  

Com a tecnologia para ajudar, comprar e vender de países em todos os cantos do mundo tornou-se uma oportunidade e tanto para as MPEs. Entre os benefícios que o blockchain pode oferecer para os pequenos e médios negócios estão a segurança e a redução de burocracia. Com o blockchain surgiram os contratos inteligentes ("smart contracts"), documentos gerados digitalmente e validados. 

Outro benefício do blockchain para as MPEs com pequenas equipes de colaboradores é que podem ter ganho de produtividade e redução de custos ao adotar métodos criptografados de transações. 

Cada vez mais presente em setores como logística internacional, na compra e venda de commodities agrícolas e nas transações financeiras e cambiais, por exemplo, o blockchain também está cada vez mais integrado às operações aduaneiras, o que implica em mais rapidez, menos custos e menos burocracia em liberações alfandegárias. 

Pensando nos negócios internacionais, o Sebrae produziu um e-book sobre a tecnologia blockchain e as possíveis aplicações no comércio exterior. Aproveite para descobrir como preparar sua empresa para aceitar criptomoedas. 

Blockchain em iniciativas bem-sucedidas no Brasil 

No Brasil, algumas das iniciativas bem-sucedidas que utilizam blockchain são: a Moss, uma climatech que comercializa créditos de carbono; a Culte, uma startup voltada para a agricultura familiar; Moeda Seeds, primeira fintech brasileira a investir no acesso ao microcrédito e que também busca o empoderamento feminino; a Tag Alinha, do Instituto Alinha, que nasceu da demanda dos consumidores interessados em saber qual é a história das peças que estão vestindo e, pensando nisso, a tag garante a rastreabilidade do processo produtivo, atestando condições justas de trabalho por meio do blockchain, que permite o mapeamento de cadeias produtivas e compartilhamento de informação descentralizada.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?