this is an h1

this is an h2

Tue Dec 27 13:57:47 BRT 2022
Inovação | SUSTENTABILIDADE
O que é responsabilidade social e qual a sua importância?

Leia sobre responsabilidade social, que se refere a ações desenvolvidas por empresas que visam beneficiar diversas questões sociais.

· 16/11/2022 · Atualizado em 27/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

No Brasil, é comum e extremamente necessário que as empresas invistam em projetos e ações sociais, tanto para seus colaboradores quanto para projetos educacionais e/ou atrelados à saúde, por exemplo.

Para contextualizar, existem três tipos de responsabilidade social:

1. Responsabilidade Social Corporativa 

Está relacionada ao ambiente de trabalho e seus colaboradores.

2. Responsabilidade Social Empresarial

Diz respeito aos clientes do negócio, bem como à redução de prejuízos e impactos ao meio ambiente.

3. Responsabilidade Socioambiental

Refere-se aos valores humanos e ao meio em que vivemos.

Falando especificamente sobre o setor de construção civil, os engenheiros da área precisam entender que suas ações impactam de uma forma ou de outra a sociedade e o meio em que estamos inseridos.

Exemplos de ações de responsabilidade social incluem opções de programas capazes de simplificar o acesso à casa própria ou mesmo a conscientização, tanto da equipe quanto dos clientes, quanto a eventuais construções e reformas que causam menores impactos negativos.

Dito isso, qual é a importância da responsabilidade social no setor de construção civil?

  • Segurança:

A questão da segurança está ligada diretamente ao cliente, por isso sua construção precisa ser segura para a população. Essa segurança vai desde os materiais utilizados no processo até o cumprimento das exigências legais e específicas do projeto.

  • Confiança:

Para garantir a confiança da população, é preciso que as pessoas se sintam seguras. E, para evitar acidentes em suas obras e reduzir chances de riscos, é necessário realizar a manutenção periódica de cada construção. 

  • Economia:

Para economizar recursos, que tal se prevenir dos problemas e priorizar soluções? Quando o empreendedor passa a analisar os processos e as etapas do próprio negócio, fica mais fácil reduzir custos e agir de forma mais segura e estratégica.

  • Impacto:

Adotar práticas sustentáveis no canteiro de obras pode reduzir desperdícios, promover a reutilização de materiais e impactar menos o meio ambiente. 

Este, portanto, é um tema importante e que precisa ser levado em consideração para oferecer melhor qualidade de entregas e segurança à população.

Saiba mais:

Para essas e outras dicas, não deixe de buscar auxílio no Sebrae mais próximo ou de entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800.

Artigo: 5 dicas para implementar a responsabilidade social na sua empresa

Curso gratuito: Responsabilidade social empresarial


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora