Um dos principais custos que o empreendedor tem logo ao assinar o contrato é a taxa de franquia, que deve estar claramente discriminada na COF
A taxa de franquia é um dos principais investimentos que o franqueado terá que realizar para aderir ao negócio, e um ponto importante para o franqueador, que para defini-la, deve calcular o valor de uso da sua marca. Segundo a nova lei de franquias nº 13.966/19, o montante de todos os valores de investimento com os quais o franqueado terá que arcar deve estar discriminado na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Algumas poucas franquias cobram a taxa a cada renovação do contrato de franquia, mas geralmente é uma taxa única, calculada de forma a cobrir os gastos de prospecção e iniciação do franqueado, despesas com treinamento, suporte e implantação da nova unidade.
Regra geral, as franquias de serviços, que não fornecem produtos às unidades, cobram entre 4% e 10% do faturamento bruto de cada franqueado, enquanto as que fabricam os produtos que serão comercializados em cada ponto franqueado cobram royalties, normalmente em torno de 20% a 40% de taxa calculados sobre as compras do mês.
Existe também o fundo de marketing, ou de propaganda, uma forma de colaboração no investimento em ações de promoção da marca de forma geral, algo em torno de 2% a 5% do faturamento de cada unidade ou, por vezes, um valor fixo mensal.
Como calcular a taxa da sua franquia
Existem redes que, em busca de uma expansão mais rápida, incluem a não cobrança de taxas no planejamento estratégico do negócio. Importante frisar que, mesmo asiim, mantém todas as responsabilidades relacionadas ao suporte ao franqueado, como transferir know-how e conhecimento da marca.
Para calcular quanto sua franquia deve cobrar de taxa, leve em consideração:
- Cobrança dos concorrentes: faça uma pesquisa com negócios semelhantes ao seu, para descobrir o indicado para o mesmo setor do mercado;
- Número mágico: 10% do investimento feito para abrir a unidade é considerada uma porcentagem padrão;
- Valor da marca: é intangível, mas pode ser estimada. Qual o seu valor? É preciso considerar o reconhecimento da marca perante o público, o grau de consolidação no mercado e o potencial como rede. Quais os seus objetivos, quantas unidades pretende franquear em um determinado período? Qual a estratégia de expansão? Mais conservadora, no longo prazo, ou mais agressiva, buscando um rápido crescimento?
- Duração do contrato: planeje como serão os reajustes, de acordo com o momento da rede, a valorização da marca e o aumento nos custos de produção.
Diferença entre taxa e royalties
Ao contrário da taxa de franquia, que geralmente é única, os royalties de franquia devem ser pagos mensalmente à rede de franchising. Esse valor corresponde a uma porcentagem do faturamento mensal bruto da unidade franqueada e pode ser fixo ou variável, normalmente em torno de 4% a 10%. A nova lei que rege os contratos de franquias, a 13.966/19, determina, entre outros pontos, que as taxas sejam combinadas previamente à assinatura do contrato.
A taxa de franquia remunera a marca pelo desenvolvimento do modelo de negócio, tecnologia aplicada e operações da franquia. Já a taxa de royalties recompensa a rede pelo uso da marca e o apoio que a franqueadora oferece.
A franquia é um modelo de negócio que traz inúmeras vantagens para a marca e para o empreendedor. Informe-se, planeje e veja como tirar o máximo proveito desse sistema onde todas as partes saem ganhando!
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Tue May 30 15:49:03 BRT 2023
Sebrae e Magalu se unem para inserir o pequeno negócio no e-commerce
Qual é o papel do Sebrae? Com essa parceria, o Sebrae disponibilizará sua imagem, capilaridade no território nacional e knowhow de capacitação, consultoria e inovação tecnológica para os pequenos negócios, preparando-os para ingressar no mundo digital. Que tipo de suporte o Sebrae vai oferecer? O Sebrae vai oferecer capacitação e consultoria para que o empresário possa se destacar na plataforma, conquistando novos clientes e, consequentemente, aumentando o seu faturamento. O programa de qualificação e apoio contará, especialmente, com cursos à distância e consultorias focados em temas como: • Cadastro e gestão da loja online na plataforma Parceiro Magalu • Estratégias para alavancar as vendas, incluindo divulgação em redes sociais • Logística (picking-packing) • Precificação • Gestão de estoque e controle financeiro • Certificação Digital • Emissão de NF eletrônica Acesse o site do Parceiro Magalu Qual é o papel da Magazine Luiza? A Magazine Luíza vai propiciar acesso diferenciado aos clientes do Sebrae à sua plataforma de marketplace reconhecida mundialmente. Os empreendedores que aderirem à parceria vão poder contar com um ambiente digital de negócios que inclui novos canais de vendas na plataforma parceiromagalu.com.br, marketing, logística de entrega, ferramenta de faturamento e instrumentos de análise de dados (analytics) em tempo real para gestão da loja, entre outros benefícios. O que é o Parceiro Magalu Empresa? É uma plataforma onde o empresário consegue fazer toda a gestão simplificada de vendas da loja física, de forma digital e prática. Além disso, o empreendedor pode anunciar os seus produtos dentro do site, app e lojas do Magazine Luiza, e vender para os mais de 20 milhões de clientes, potencializando ainda mais o negócio. Quais são as vantagens de aderir? • Conectar a empresa aos canais de vendas do Magazine Luiza (site, app e lojas físicas) e vender seus produtos de forma simples e sem custo de adesão. • Gerir o negócio de maneira fácil e prática, acompanhando diariamente os resultados através de vários relatórios. • Realizar as vendas sem ter de se preocupar com a logística. Com a parceria, o Magalu Entregas se responsabiliza pelo envio do produto ao cliente, sem custo nenhum. O empresário precisa apenas emitir uma etiqueta de envio e despachar o seu pedido nos Correios. • Poder divulgar os produtos da empresa nas principais redes sociais, como WhatsApp, Facebook e Instagram, aumentando a conversão de vendas. • Criar cupons de desconto para os clientes da loja física. Como o dono de um pequeno negócio pode aderir? O empresário pode ir diretamente ao site www.parceiromagalu.com.br e fazer o cadastramento. No próprio site ele encontra toda a orientação necessária.Além disso, o Sebrae está preparando uma metodologia especialmente desenhada para o pequeno negócio avançar em sua estratégia de transformação digital. Em 45 dias as unidades do Sebrae em Pernambuco e São Paulo disponibilizarão para os pequenos negócios programas de capacitação e consultoria para ingresso no Marketplace e vendas online, de forma a assegurar maior eficiência digital e possibilitar a ampliação da vendas. Em até quatro meses, as unidades do Sebrae em todo país estarão prontas para ofertar o mesmo serviço aos empresários de seus estados. Quais são os requisitos para entrar na plataforma? O empreendedor precisa ser optante do Simples Nacional (MEI, micro ou pequena empresa). Ele precisa ter um CNPJ ativo há pelo menos 3 meses, estar habilitado a emitir Nota Fiscal Digital, ter uma conta corrente do CNPJ e contar com uma Certificação Digital. Para se tornar um Parceiro Magalu, o empresário tem custo? • A adesão à parceria é gratuita. • Na operação, será cobrada uma comissão de 3,99% sobre as vendas até o mês de julho. A partir daí, o percentual da comissão volta ao valor original de 15%. • A taxa de antecipação, caso seja de interesse do empresário antecipar o valor da venda, é de 0,99% ao mês. Que tipo de produto pode ser comercializado por meio do Magalu? As restrições são: produtos sem nota fiscal, produtos falsificados,produtos de origem ilícita e produtos ilegais (drogas, animais silvestres, órgão humano, arma de fogo, munição, materiais explosivos, medicamentos sem autorização). Além disso, a pré-condição é que sejam produtos que os Correios possam entregar. Ou seja: produtos abaixo de 30 Kg. CLIQUE AQUI e faça seu cadastro para receber informações