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Mon Mar 27 19:23:16 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
O que é ticket médio?

Veja a importância do ticket médio para o negócio e dicas de como aumentá-lo.

· Atualizado em 27/03/2023
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O ticket médio é um indicador muito importante para avaliar o desempenho das suas vendas e é resultante da média das vendas. Para fazer o cálculo, é só dividir o faturamento total das vendas pelo número de vendas do intervalo de tempo em questão.

Fazer a mensuração do faturamento mensal contribui para a tomada de decisões e permite orientar os investimentos e as ações internas, por isso o ticket médio é considerado uma métrica fundamental para o planejamento financeiro de um estabelecimento.

A recomendação é que o cálculo seja realizado mensalmente para fazer comparações e determinar os ajustes necessários.

Como calcular

  1. Delimite um período;
  2. Divida o faturamento das vendas pelo número de clientes que consumiram no período delimitado.

Exemplo

De 1º a 30 de novembro, você vendeu R$ 50 mil brutos e atendeu 100 clientes. Aplique a fórmula: ticket médio = faturamento total/número de clientes ou vendas: R$ 50.000/500 = R$ 100. Ou seja: o ticket médio no seu negócio, nesse período, é de R$ 100.

Análise de resultados

A análise dos resultados deve ser feita de acordo com o perfil de cada estabelecimento, e muitos pontos devem ser levados em consideração para saber se existe a necessidade de aumentar o ticket, como o tipo de comida que oferece em seu cardápio, perfil do público, gasto com infraestrutura, entre outros aspectos.

Ao entender o que é o ticket médio, o empreendedor pode traçar várias estratégias para aumentá-lo, pois essa é, com certeza, uma das metas que todo restaurante tem. O aumento do ticket médio significa que os clientes estão consumindo mais. 

O ticket médio é uma ferramenta de gestão e também é o reflexo de uma boa administração do seu estabelecimento. Por isso, a dica é investir em ferramentas de gestão que proporcionem uma análise mais completa para que outros dados importantes sejam acompanhados, como, por exemplo, entradas e saídas, produtos no estoque e média de vendas diárias.

São maneiras inteligentes de supervisionar seu negócio, controlar melhor os resultados e agir de forma rápida para não perder dinheiro.

Dicas para aumentar o ticket médio

São muitas as opções para você implantar em seu negócio e aumentar o ticket médio, abrangendo desde o cardápio até o sistema de restaurante. Veja algumas possibilidades a seguir:

  • Tenha um cardápio variado, com opções de combos e também de pratos diferenciados;
  • Invista em treinamento e capacitação para um atendimento de excelência;
  • Faça promoções, trabalhe com descontos, cartões-presente;
  • A experiência do cliente é um aspecto essencial, então tenha uma estratégia de boas relações com o seu público, inclusive com canais para feedback e invista em formas de encantar o seu cliente: totens de autoatendimento, cardápio digital, montagem dos pratos, embalagens para entrega (no caso do delivery), ambiente agradável (decoração, música);
  • Use um software de gestão;
  • Divulgue o seu negócio: use as redes sociais, faça boas fotos, grave vídeos com depoimentos de clientes, enfim, são muitas as estratégias para se aproximar do cliente.

Quer aprimorar seu conhecimento? Entre em contato com o Sebrae e solicite uma consultoria. Saiba mais sobre o assunto clicando nos links a seguir.

Ticket médio: aumentando o faturamento

Como aumentar o ticket médio de suas vendas


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