Existem diferentes formatos de landing page, mas todos têm como objetivo a conversão de leads.

As landing pages são item-chave nas campanhas de marketing digital. Uma landing page tem como principal objetivo a conversão de leads, ou seja, fazer com que o visitante se torne um cliente, passando para a próxima etapa do funil de vendas.
Elas também são conhecidas como páginas de aterrissagem, páginas de conversão, de captura ou de destino. Geralmente, a landing page traz um formulário para o visitante colocar seus dados e, em troca, ele recebe um e-book, uma consultoria, mais informações sobre o produto ou serviço ou, até mesmo, concretiza uma compra.
Há uma grande confusão entre site institucional, e-commerce e landing page. Com relação ao site, a diferença está no objetivo. Enquanto a landing page é construída para converter leads, o site é a vitrine do seu negócio e possui diversas páginas, como conteúdo, loja on-line, contato e, até mesmo, uma landing page.
Já no caso do e-commerce, estamos falando de uma loja on-line, de comércio eletrônico. Num e-commerce, você expõe os seus produtos e realiza transações com os clientes. Uma landing page pode ser uma página de vendas, mas, nesse caso, é voltada apenas para um produto ou serviço.
Principais vantagens de uma landing page
Uma landing page pode trazer uma série de vantagens para o seu negócio. Entre elas, estão:
- Direcionar tráfego para páginas de destino;
- Segmentar ofertas para o público específico;
- Diminuir o CAC (custo de aquisição de cliente);
- Promover o lead scoring, ou seja, priorizar leads com maior potencial de compra;
- Coletar informações demográficas dos potenciais clientes;
- Entender quais são os clientes em potencial mais engajados;
- Fornecer combustível para outros canais de marketing;
- Disponibilizar insights sobre a eficácia das suas ofertas.
Tipos de landing pages
Como uma landing page pode ter diferentes objetivos, existem tipos de páginas de conversão. Vejamos quais são:
Página de captura
Essa landing page é utilizada, exclusivamente, para capturar informações, como nome, telefone e e-mail, de potenciais clientes. Em troca, o visitante da página recebe algum conteúdo relevante, como um e-book ou inscrição em algum evento on-line.
Página de confirmação pendente
Esse formato serve para informar, de maneira simples, ao visitante sobre as próximas etapas, após o seu cadastro. Ocorre quando um usuário realiza um cadastro on-line e é direcionado para uma página de confirmação. Geralmente, aparece uma mensagem pedindo que ele acesse e confirme a sua inscrição por e-mail.
Página de vendas
O principal objetivo é fazer a oferta de um produto ou serviço. Para isso, a página de vendas traz os benefícios, depoimentos de outros clientes, perguntas e respostas e uma série de informações relevantes para o visitante concretizar a compra. O call to action (CTA) direciona para a finalização da compra ou pagamento.
Página de obrigado
Landing page de obrigado, ou Thank you page, finaliza uma conversão, agradecendo ao usuário a ação executada. Ela também sugere a próxima etapa, que pode ser download de conteúdo ou direcionamento para o site.
O potencial das landing pages no marketing digital é enorme porque elas otimizam a conversão dos leads. Quando claras, diretas e bem planejadas, elas convertem potenciais clientes e ajudam no início do relacionamento do negócio com o consumidor.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
5 ferramentas essenciais de marketing digital para o seu e-commerce
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