this is an h1

this is an h2

Mon Aug 22 20:06:33 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
O que o 5G representa para os negócios

O 5G vai aumentar as possibilidades de conexão e uso de novas tecnologias para melhorar a comunicação e a experiência do cliente.

· 17/08/2022 · Atualizado em 22/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Estamos passando por um momento de transformação digital, e o 5G representa uma ruptura tecnológica capaz de desenvolver ainda mais a Internet das Coisas (IoT) e de disseminar novos modelos de negócios em setores como logística e indústria, por exemplo. 

O 5G vem sendo desenvolvido desde os anos 2000 e representa a quinta geração das redes móveis. Sua velocidade de conexão e download de dados é maior, variando de 600 Mb/s a 2 Gb/s. Isso significa melhor qualidade de resolução de imagens, sons e vídeos, por exemplo.

No Brasil, a expectativa é que o 5G seja implementado em todas as capitais até o dia 29 de setembro. Segundo o Ministério das Comunicações, 12 capitais já possuem infraestrutura e legislação para receber o 5G. Recentemente, a Anatel publicou o edital do leilão 5G com a maior oferta de espectro da história do Brasil. No fim do ano, serão licitadas radiofrequências nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz.

A expectativa com relação ao 5G é grande, mas para as pessoas físicas o valor de início será muito alto. As empresas e indústrias serão os maiores beneficiários, inicialmente. A ideia é que o 5G traga inúmeros benefícios para a Internet das Coisas. Ou seja, para que tenhamos cada vez mais dispositivos ou objetos cotidianos conectados à internet, como aparelhos eletrodomésticos, smartwatches, sensores de estacionamento ou irrigação, automóveis, entre outros. 

5G e o impacto nos negócios

A tecnologia do 5G traz a conectividade inteligente e possibilita vantagens competitivas para as empresas que a adotarem. Com uma conexão mais ágil e portátil, as empresas têm a possibilidade de criar redes privadas virtuais e podem conectar, via IoT, um maior número de dispositivos. 

Os benefícios são inúmeros, como gestão eficiente de recursos, aumento na produtividade e otimização da experiência do cliente. A automação e a análise de processos e de dados se torna mais eficaz porque há conectividade. Além disso, novos serviços podem ser lançados de maneira mais rápida com essa nova realidade. 

Na área industrial, será possível ter operações mais seguras, com eficiência operacional e redução de custos. Isso sem falar no aumento da produtividade da força de trabalho. As possibilidades e oportunidades que o 5G traz são enormes. 

No entanto, existem barreiras em relação à maturidade digital das empresas. Nem todas alcançaram o nível de maturidade digital para investir em IoT ou mesmo no 5G. É preciso olhar para o futuro, entendendo que a transformação digital já está em curso. 

A tecnologia é um suporte e só faz sentido se houver algum valor agregado ao negócio. A automação está relacionada à gestão, ou seja, é quando o empreendedor consegue utilizar a tecnologia para melhorar os processos dentro da sua empresa a partir de dados. O caminho é mais complexo e exige conhecimento, capacitação e investimento de longo prazo em uma cultura de inovação dentro das organizações. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

A transformação digital é uma realidade e está a seu alcance

Como a transformação digital pode ajudar no seu modelo de negócios


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora