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Fri Mar 17 03:06:01 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
O que saber sobre as tendências de mercado

O empreendedor precisa estar atento às tendências de mercado para tomar as decisões certas.

· Atualizado em 17/03/2023
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O empreendedor precisa estar sempre atento às tendências de mercado para tomar decisões assertivas no seu negócio. O ano de 2022 carregava consigo um entusiasmo pela retomada definitiva e recuperação das atividades. Além disso, foi um ano de Copa do Mundo para animar ainda mais os clientes. Neste artigo, inspirado no post do Sebrae Amazonas, iremos listar brevemente algumas destas tendências observadas em 2022. Acompanhe!

Dados – o novo petróleo

O que é considerado o novo petróleo do século? Acertou quem respondeu dados. Porque, hoje em dia, quem não toma suas decisões baseadas nas métricas está fora do jogo. Estamos falando de dados porque essa é uma das preocupações que você deveria ter para se adequar a Lei Geral de Proteção de Dados. Essa foi a tendência do ano. Uma empresa que olha para os dados antes de pensar nas decisões permite uma visão estratégica e traz mais segurança para cada etapa do processo.

Marketing de conteúdo

Conteúdo porque ele é o poder, que dá as cartas do desempenho do seu negócio. Na pandemia, o varejo on-line salvou muitas empresas e mostrou inúmeras facilidades aos clientes. Depois do período de isolamento, o varejo físico foi gradativamente recuperando o fôlego. E, hoje, a tendência é o modelo híbrido, que reúne o digital e o físico, com o melhor destes dois mundos. O marketing de conteúdo é o elo que une o engajamento no modelo virtual com o movimento no modelo físico.

Automação de vendas e métricas

Automatizar as tarefas possibilita identificar mais facilmente as oportunidades. Estas ferramentas funcionam como vendedores em tempo integral. Falar sobre métricas é importante para as redes sociais – o canal digital preferido dos empreendedores brasileiros. Se você não se ligar nesse assunto, você vai ficar para trás. E buscar estas facilidades nem sempre significa gastar dinheiro. O perfil comercial das redes sociais fornece muitos dados importantes sobre seus clientes. Confira!

Setor mais promissor

Sabe qual era o setor mais promissor para esse ano? Ano de Copa e toda aquela emoção guardada no peito, esperando para ser expressada e aproveitar o momento.

E para reforçar essa sensação de ano promissor no ano da Copa, conversamos com a empreendedora da loja Boutique do Torcedor que contou como se preparou para vender mais neste momento:

“Eu aprendi com o Sebrae que planejar é o melhor negócio. Então, nós planejamos com antecedência todo nosso nicho de compras para esse ano de copa. Fizemos todas as compras para que chegassem antes de começar a Copa e tivéssemos muita variedade para o nosso cliente. ”

Aproveite para acessar estes conteúdos que separamos para você:

Curso Planejamento estratégico para empreendedores

Curso Marketing digital: planejar para vender pela Internet

Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio.  

Para você que também quer empreender, não esqueça: esse é o momento! Procure o Sebrae que ele vai te ajudar a empreender!

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