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Thu Mar 23 18:11:49 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
O que são canais de comunicação com o cliente?

Saiba como você pode estabelecer um canal de comunicação com os clientes.

· 10/02/2023 · Atualizado em 23/03/2023
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Se tem algo que não pode faltar em uma boa estratégia de marketing, é o canal de comunicação com o cliente. A sua empresa tem pelo menos um canal? Neste artigo da série Canais de comunicação, vamos apresentar a você o conceito e os benefícios desses canais.

No outro artigo, você vai acompanhar os principais tipos de canais de comunicação.

De maneira simplificada, podemos dizer que os canais de comunicação são um meio que as empresas utilizam para entrar em contato com os seus clientes a fim de manter a comunicação em todas as instâncias com o seu público-alvo, ou seja, são formas de estabelecer conexões entre a marca e o consumidor.

Dessa forma, podemos dizer que os canais de comunicação fazem parte da experiência do cliente, bem como da jornada de sucesso da empresa. Existem, para isso, diferentes tipos de canais de comunicação, os quais cumprem diferentes finalidades e promovem diferentes benefícios.

Por isso, antes de definir os canais, faça uma análise do perfil do seu público-alvo, da área de atuação da empresa, do nicho de mercado que a marca atende e verifique também quais são as tendências de mercado.

Basicamente, existem três categorias de canais de comunicação com os clientes:

  • ativos: a empresa entra em contato com o cliente;
  • passivos: permitem que o cliente entre em contato com a empresa;
  • híbridos: mistura os dois modelos de canal.

Evidentemente, quanto mais canais estiverem disponíveis para o cliente, maiores são as chances de impactá-lo positivamente, seja em que estágio da jornada de compra ele estiver, da atração ao pós-venda.

Isso porque, entre os diversos benefícios que os canais de vendas proporcionam, podemos citar: o atendimento de solicitações do cliente (informações, esclarecimento de dúvidas, reclamações), oferta de serviço de suporte ao consumidor durante o pós-venda, compartilhamento de conteúdos relevantes ou mesmo de novidades (lançamentos, ofertas, promoções, descontos, convites para eventos físicos e digitais), entre outras possibilidades.

Leia o outro artigo da série Canais de comunicação e fique por dentro de quais são os principais tipos de canais de comunicação.

Aproveite e faça também os nossos cursos EaD, clicando nos links a seguir: Comunicação e relacionamento com seus clientes e Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor.


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