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Fri Apr 21 10:24:31 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
O que são chatbots

Veja como os chatbots podem auxiliar o seu marketing digital e atendimento ao cliente.

· 07/03/2023 · Atualizado em 21/04/2023
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Muitas empresas já perceberam as vantagens dos chatbots no seu atendimento e marketing digital. Eles podem agilizar processos, rotinas, diminuir custos, te auxiliar no conhecimento do perfil do seu cliente e gerar leads para o seu negócio. 

Chatbots são programas de computador projetados para simular conversas humanas, geralmente via chat ou mensagem. Eles são utilizados, entre outras funções, para automatizar tarefas de atendimento ao cliente.

Ou seja, eles conseguem responder dúvidas frequentes e fornecer informações de maneira ágil e constante, durante as 24 horas do dia.

Os chatbots podem ser essenciais nas ações de marketing digital das micro e pequenas empresas. Isso porque ele traz uma série de vantagens, como: 

Automatizar processos: Os chatbots ajudam a automatizar tarefas cotidianas, evitando a repetição de tarefas e aumentando a produtividade da equipe. No processo de vendas, por exemplo, o chatbot pode fazer o atendimento inicial ao cliente e enviar as informações para a área responsável. 

Realizar mais tarefas em menos tempo: Em uma empresa que recebe muitas solicitações ao mesmo tempo, o chatbot é interessante porque ele consegue dar retorno simultâneo a vários pedidos. O que também representa uma redução de custos dentro da empresa. 

Fazer pesquisas de mercado: O chatbot pode disparar pesquisas que auxiliem a equipe na coleta de informações sobre os clientes. Essas informações servem de subsídio para ações estratégicas e para produção de conteúdo. 

Gerar mais leads: A partir do histórico de mensagens, o chatbot pode identificar dados como localização, gênero, hábitos de consumo, entre outros. Dessa forma, ele consegue compreender o público e direcionar melhor conteúdo e respostas, personalizando a jornada do cliente e gerando mais leads. 

Como você pode ver, os chatbots não são utilizados apenas no atendimento ao cliente. É possível falar em cinco tipos de chatbots. Conheça cada um deles: 

Otimizador: seu objetivo é facilitar a experiência do usuário. Se o usuário necessita fazer uma compra ou obter um atendimento, o chatbot, com uma interface conversacional e amigável, auxilia com eficiência.

Proativo: esse chatbot envia mensagens, após monitorar a atividade on-line do usuário e perceber alguma dificuldade ou dúvida. Ele também envia notificações sobre descontos, promoções e recomendações. 

Social: são utilizados para promover um engajamento maior com o público e receber feedbacks. Com ele, você pode criar enquetes e fazer pesquisas. 

Escudo: recebe reclamações e esclarecem as dúvidas mais frequentes no atendimento. Ele pode ser utilizado, por exemplo, em casos de devoluções de produtos, bastando o cliente digitar o número do pedido para receber as instruções.

Conversacional: conversam com os usuários. Um exemplo é o Robô Ed, criado em 2004 pela Conpet para a Petrobras.

Se você se interessou pelo tema, pode consultar algumas plataformas que disponibilizam chatbots: 

  • Dialogflow
  • Tars
  • ManyChat
  • MobileMonkey
  • Chatfuel
  • Botpress
  • BotStar
  • SnatchBot
  • WIT.ai
  • Microsoft Bot Framework

Conheça cada uma dessas plataformas e verifique a que tem mais relação com o seu objetivo e cliente. Utilize os chatbots de maneira eficiente e para agilizar suas rotinas e otimizar seus resultados.

Lembre-se de humanizar e personalizar ao máximo seu atendimento e estratégias de marketing digital. Afinal, as pessoas querem conversar com outros seres humanos e não apenas com máquinas. 

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Automação de serviços nos pequenos negócios

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