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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
O que são foodtechs

Foodtechs utilizam tecnologia para promover soluções inovadoras no ramo alimentício.

· 17/08/2022 · Atualizado em 22/08/2022
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As foodtechs estão ganhando destaque em um mercado com consumidores mais exigentes e com hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis. As foodtechs são startups que utilizam a tecnologia para inovar no segmento alimentício. A tecnologia é implementada em todos os processos, desde a produção, distribuição, venda até o consumo dos alimentos. 

As foodtechs usam ferramentas como Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (IA), entre outras, para modernizar a indústria agroalimentar, de maneira sustentável e eficiente. 

Estimativa da Research and Markets revelou que até o fim de 2022, o mercado global de foodtechs chegaria a US$ 250,4 bilhões. No Brasil, em 2018, eram 90 startups nesse segmento. Mas, até 2021, esse número cresceu 64,69%. 

O Ifood é um exemplo de foodtech. Criada em 2011, a plataforma conecta clientes a restaurantes e entregadores de delivery. Outro exemplo de foodtech é a Fazenda do Futuro, que tem como objetivo produzir alimentos com sabor, textura e suculência da carne animal, mas com ingredientes vegetais.

Categorias de foodtechs

Como as foodtechs atuam em diferentes etapas da cadeia de produção, distribuição e consumo de alimentos, elas podem ser classificadas da seguinte forma:

  • Super Foods & CPG: utilizam tecnologia e matéria-prima alternativa para criar novas categorias de alimentos e bebidas.
  • Food Delivery & Logistics: serviço de entrega de alimentos para o consumidor.
  • Smart Kitchen & Restaurant Tech: aplicações usadas para melhor gestão dos processos internos e aumento de eficiência de uma cozinha.
  • Farm to table: busca aproximar o produtor do consumidor, diminuindo o número de intermediários no processo.
  • Food Safety & Traceability: soluções tecnológicas para aumentar a vida útil dos alimentos e identificação do que não está adequado para o consumo. Nessa categoria, entram as soluções de rastreabilidade na cadeia de suprimentos.
  • Consumer Apps & Services: aplicativos com informação sobre melhores formas de alimentação e nutrição.
  • Waste Management: soluções para reduzir o desperdício de alimentos, redistribuindo-os para consumo por meio da conexão com outros atores da cadeia.

Vantagens para a indústria alimentícia

As foodtechs atuam na otimização dos processos de produção e distribuição dos alimentos. Como toda cadeia acaba recebendo soluções tecnológicas, as foodtechs trazem algumas vantagens para a indústria, como: 

- Redução do desperdício de alimentos;

- Otimização da cadeia logística; 

- Aumento nas vendas e fidelização do cliente. 

Tendência

Na agricultura, as foodtechs têm-se destacado na área biotecnológica, nas plataformas de compra e venda de produtos agrários, na bioenergia e biomateriais. Além disso, elas atuam com robótica agrícola, alimentos ecológicos e sistemas de cultivo.

Também existe uma tendência por dietas personalizadas. Com um software ou programa de inteligência artificial, é possível criar cardápios para cada pessoa. Quando falamos em alimentação saudável, as foodtechs podem possibilitar a produção de alimentos com proteínas vegetais, como hambúrgueres de laboratórios, ou aperitivos saudáveis, feitos com insetos, algas ou pele que sobra do salmão.

Isso sem falar na automatização de supermercados e restaurantes, com uso de drones para servir alimentos em restaurantes, por exemplo, e na rastreabilidade alimentar com blockchain, garantindo a procedência do alimento. 

Com novos hábitos alimentares e de consumo, as empresas do ramo alimentício precisam inovar e buscar soluções sustentáveis para conquistar e manter seus clientes. As foodtechs exercem um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias alimentícias voltadas para o bem-estar e a saúde do consumidor.

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Para saber mais, leia os textos a seguir:

Restaurante, food truck e mercado em transformação digital

Como a transformação digital pode ajudar no seu modelo de negócios


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