this is an h1

this is an h2

Fri Nov 18 23:43:51 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
O que são insurtechs

Veja como as insurtechs podem influenciar na promoção do pensamento de inovação na resolução de problemas da sociedade.

· Atualizado em 18/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Insurtechs são startups que oferecem soluções inovadoras e de aprimoramento para o mercado de seguros e para uma melhor experiência dos clientes. Insurtech vem da junção, em inglês, de insurance (seguro) e technology (tecnologia).

As insurtechs conectam as seguradoras e os consumidores por meio de ferramentas tecnológicas, como inteligência artificial, machine learning e blockchain. Todos os serviços, como apólices de seguro, ficam em plataformas digitais com interface acessível e amigável. 

Assim, é possível acabar com a burocracia e ter mais agilidade e praticidade nos processos, além de facilidade no uso de produtos securitários. O próprio usuário, por exemplo, realiza a contratação, alteração ou mesmo o cancelamento do pacote de seguro. 

Essa digitalização dos processos trouxe impactos para o mercado de seguros e para o relacionamento entre seguradoras e clientes. Para atender aos anseios dos consumidores, as empresas passam a oferecer um atendimento personalizado e mais humanizado. Utilizam inteligência de dados para coletar, armazenar e analisar perfis e cenários. 

As vantagens são inúmeras para ambos os lados. Vejamos alguns exemplos:

  • As seguradoras podem oferecer preços mais atrativos, já que realizam investimentos menores para oferecer pacotes personalizados.
  • Conformidade com a legislação - Resolução nº 359/2017, aprovada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados.
  • Praticidade e facilidade na contratação do seguro. 
  • Redução de burocracias e aumento da eficiência.

Insurtechs brasileiras

No Brasil, o número de startups nesse segmento aumentou 47% entre 2018 e 2019. Em 2020, um estudo contabilizou 113 insurtechs no país, atuando em quatro frentes: resolução de problemas de eficiência (47,8%), produtos e distribuição (31%), comparação (14,2%) e serviços adicionais (7,1%). A maior parte das insurtechs é formada por pequenas empresas (70%) e possui menos de 20 colaboradores.

As principais insurtechs brasileiras são:

  • Minuto Seguros: corretora on-line de seguros que permite cotações e venda de seguros em sua plataforma.
  • Segurize: inspirada na economia colaborativa, tem como diferencial a indicação por parte dos clientes, que podem, assim, gerar e aumentar suas receitas. 
  • Youse: plataforma de venda de seguros da Caixa Seguradora que tem como foco a simplicidade e a personalização de produtos. 
  • ThinkSeg: o cliente faz uma assinatura mensal fixa, assim como nos serviços de streaming, e o pagamento é feito de acordo com o uso. O foco está nos seguros para automóveis. 

A transformação digital no setor de seguros tem impacto direto na forma de atuação dos empreendedores. Ferramentas tecnológicas geram pensamentos de inovação e propiciam soluções vantajosas tanto para vendedores quanto para clientes. É preciso seguir atualizando e inovando.

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Sebrae Like a Boss

A transformação digital é uma realidade e está a seu alcance 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?