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Sat Nov 19 01:47:03 BRT 2022
Inovação | REDE SOCIAL
O que são trending topics

Entenda a importância da sua empresa estar antenada e presente nos trending topics do Twitter.

· 16/11/2022 · Atualizado em 19/11/2022
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Para uma empresa, estar nos trending topics do Twitter aumenta a visibilidade e fortalece a comunidade em torno da marca. Mas, tornar-se um trending topic, de maneira orgânica, pode não ser uma tarefa fácil. 

Os trending topics (TTs) formam uma lista com os 20 assuntos mais comentados no Twitter, em determinado momento. Por meio desse recurso, é possível saber o que está sendo discutido na rede social. São as palavras-chave ou hashtags que aparecem com mais frequência nas publicações da rede social.

Estar por dentro dos assuntos do momento na sua região, no Brasil e no mundo é importante para tirar insights para a criação de conteúdos relevantes. Além disso, ao atualizar-se, você consegue “surfar na onda” dos conteúdos em alta. Veja alguns benefícios para estratégia de marketing digital:

  • É possível analisar tendências de comportamento.
  • Ajuda a conhecer o perfil do seu cliente.
  • Possibilidade de viralização de conteúdo.
  • Aumenta a visibilidade e reconhecimento da marca.
  • Aquisição de novos leads.
  • Apoia a humanização da marca. 

Como aparecer nos trending topics

Uma das maneiras de aparecer no trending topics é a orgânica. Nela, muitos usuários comentam um mesmo assunto, o que faz com que ele se torne popular espontaneamente. 

Para um tema entrar no TTs, o algoritmo do Twitter considera a quantidade de publicações com uma palavra-chave ou hashtag, os compartilhamentos e o fator novidade. Considerando esses aspectos, separamos algumas dicas para você conseguir colocar sua marca entre os TTs:

  • Crie uma hashtag para uma ação específica e que identifique a sua empresa, produto ou serviço. Incentive a participação dos usuários para que sua hashtag se torne popular.
  • Confira as hashtags semanais recorrentes disponibilizadas pelo Twitter e utilize as que combinam com seu público. É uma forma de planejar-se e antecipar as publicações da semana, por exemplo. 
  • Observe o melhor horário para lançar sua ação. Perceba os períodos e dias da semana que seu público está conectado. O Analytics do Twitter também fornece insights que podem te ajudar nessa análise.
  • Utilize fotos, vídeos e GIFs. São formatos que proporcionam um maior engajamento. As enquetes também podem ser usadas para estimular a participação do público. 

Outra forma de aparecer nos TTs é com os anúncios do trend takeover. A dica é usar os anúncios em ações de lançamentos de produtos, serviços, grandes eventos ou, mesmo, para trazer novidades sobre o seu negócio. 

A plataforma coloca seu tópico por 24 horas na lista dos assuntos mais comentados, e ele aparece na aba explorar. Ainda há um formato complementar, o trend takeover spotlight. Ele agrega um vídeo ou outro recurso visual ao seu tópico, tornando-o mais interessante. 

Os assuntos também ganham tweets complementares com mídia na timeline da página inicial dos usuários. Ou seja, é uma estratégia que aumenta a visibilidade e o reconhecimento da empresa e do trending topic, que pode ser um lançamento ou evento.

Independente do formato, orgânico ou pago, acompanhe as métricas das suas ações. Utilize o Twitter Analytics e analise os relatórios. Assim, você consegue verificar se a sua estratégia está sendo assertiva. E, se não estiver, você pode fazer adequações. Aproveite as ferramentas disponíveis para alcançar bons resultados.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Quais os principais assuntos de beleza no Twitter?

Internet na medida: Como Usar o Twitter para a Sua Empresa


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