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Wed Nov 16 11:10:24 BRT 2022
Empreendedorismo | GESTÃO
O segredo da vantagem competitiva de seu negócio

Conheça algumas dicas para criar vantagens competitivas e se destacar da concorrência.

· Atualizado em 16/11/2022
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Conceito muito importante para o sucesso de longo prazo de uma empresa, a vantagem competitiva é um tema ainda pouco explorado. Por isso, compreender o conceito de vantagem competitiva e como ela se forma é fundamental para empreendedores que desejam alcançar um alto nível de competição com os concorrentes, afinal é ela que vai contribuir para gerar valor ao seu produto/serviço, promovendo uma melhor experiência e fidelizando o cliente.

Criar vantagens competitivas é o que impulsiona as empresas para o sucesso. Vantagem competitiva é o que diferencia uma empresa da outra e a torna mais competitiva entre os seus concorrentes, ou seja, o que impulsiona as empresas para o sucesso são os diferenciais que a destacam com relação à outra do mesmo segmento. É dessa forma que uma empresa se posiciona no mercado, é assim que os consumidores identificam uma marca ou uma empresa.

O conceito de vantagem competitiva foi desenvolvido pelo professor Michael Porter, da Universidade de Harvard. Ele é um dos mais importantes para quem deseja alcançar sucesso durante longo tempo em um determinado mercado. Buscar vantagens competitivas deve ser a preocupação permanente de todas as empresas, pois são elas que respondem a seguinte pergunta: por que um cliente escolhe comprar um produto/serviço da empresa X em vez de comprar da empresa Y?

O próprio Porter aponta alguns caminhos possíveis para uma empresa posicionar-se frente à concorrência, tendo vantagens competitivas. Segundo ele, além do produto ou serviço com diferencial, é preciso buscar a variedade, solucionar as dores dos clientes de um segmento (necessidades) e dedicar atenção ao acesso do público-alvo ao produto/serviço.

Assim, uma vantagem competitiva é uma mistura de tecnologia e conhecimento adquirido que o concorrente não possui. No dia em que o concorrente desenvolve esse conjunto, a vantagem competitiva deixa de existir. Vamos a um exemplo: a Toyota criou o método de produção enxuta em que todo o estoque era entregue pelos fornecedores no momento exato da montagem do veículo na linha de produção, o que reduziu o desperdício e aumentou a produtividade. Isso era uma vantagem competitiva, porém, quando todos os concorrentes adotaram esse mesmo método, ele deixou de ser uma vantagem competitiva.

Dicas para criar vantagens competitivas

  1. Estude diariamente a concorrência: entenda quem são os concorrentes e que ações eles fazem no mercado para gerar valor para o cliente. É assim que você buscará criar um diferencial competitivo. Como você deve fazer para entender o concorrente? Conheça a estratégia de marketing da empresa, torne-se um consumidor de seus produtos, pesquise a sua forma de atendimento, distribuição de produtos/serviços e faça testes.

Pergunte-se: qual é o diferencial competitivo da empresa? É preço? É um componente diferente adotado, como a logística, o prazo de entrega, a maior qualidade dos produtos/serviços, a marca, a forma de pagamento? O que você observar de positivo, copie. Não é ilegal, o nome disso é benchmarketing, ou seja, você está adotando a melhor prática do mercado. Mas não se esqueça de inovar! Se você buscar um diferencial, a vantagem competitiva será sua.

  1. Melhore a sua produtividade: faça uma análise de seus processos e procure otimizar todo o seu operacional. Analise seus custos para compará-los com os da concorrência. Se estão mais altos, é necessário aumentar a produtividade para reduzir os custos, ou, se você já está no limite, estude alguma forma de construir a vantagem competitiva a partir da diferenciação em outras variáveis.
  2. Identifique as competências da sua empresa: as competências são a soma do conjunto de fatores que tornam uma empresa única pela capacidade de coordenar seus recursos e processos de forma estratégica, competitiva e agregadora quando pensamos em valores para a empresa. O conjunto das competências forma a vantagem competitiva. A empresa cria suas competências e as distribui entre os seus produtos/serviços. As competências de miniaturização e o desenvolvimento de tecnologia de lentes óticas permitiu à Sony estabelecer vantagem competitiva em produtos diferentes, como microscópios e televisores. 
  3. Crie diferenciais competitivos: a partir de tudo o que você analisou, simule os diferenciais competitivos que você pode adotar. Teste, vá ao mercado e consulte seus clientes ou não clientes. Faça a pergunta-chave: por que você compra do concorrente X? Não se esqueça de que construir constantemente as próximas vantagens competitivas é o que impulsiona as empresas para encontrar um nível de sucesso sustentado. 

Se você abrir um novo negócio, não faça como outros que já existem. Aproveite para iniciar com diferenciais que caracterizam sua empresa, que a tornam diferente e mais atrativa. Quando todos são iguais no mercado, incluindo os produtos, a tendência é de concorrência por preço, o que geralmente provoca sufocamento e acaba levando à falência aquelas empresas menores ou mais fracas.

Você pode pesquisar no Portal Sebrae elementos que podem ser os diferenciais do seu negócio e, com isso, construir vantagem competitiva. Utilize os nossos serviços e aproveite os nossos conteúdos. Inscreva-se também para os nossos cursos, clicando nos links a seguir.

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