this is an h1

this is an h2

Tue Jul 19 20:27:42 BRT 2022
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Ofereça ao cliente os hotéis de charme e amplie seu negócio!

Combinando lugares maravilhosos e atendimento de alto padrão, os hotéis de charme atraem o turista sofisticado e fã de privacidade.

· 30/06/2022 · Atualizado em 19/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você, que trabalha com turismo, sabe que há inúmeros tipos de clientes. Desde aqueles que poupam cada centavo na hospedagem para garantir o acesso aos atrativos turísticos da viagem, àqueles que não abrem mão de um hotel de luxo.

O segmento conhecido como hotelaria de charme visa a atender um perfil de turista bastante característico. São hotéis, pousadas e refúgios ecológicos que escapam dos padrões das grandes redes. Em geral, estão estabelecidos em pontos turísticos muito atraentes, mas dialogam com o turista que quer fugir das aglomerações e busca um atendimento personalizado, atento aos detalhes, e não necessariamente ao luxo absoluto.

Gastronomia de qualidade, associada às características da região, arquitetura de bom gosto, privacidade e atenção absoluta à sustentabilidade e ao cuidado com o meio-ambiente são outros pontos que destacam os hotéis de charme, ou hotéis-boutique. Em outras palavras, a hotelaria de charme atende àquele turista que define suas férias não apenas pelo local, mas pela hospedagem que terá.

Que tal, então, você conhecer um pouco mais sobre a hotelaria de charme e oferecer opções e pacotes a seus clientes? Ou mesmo entrar nesse novo nicho de mercado?

No Brasil, o segmento é representado pela Associação Hotéis Roteiros de Charme (AHRC), fundada em 1992, no Rio de Janeiro. Hoje, a entidade reúne 73 hotéis, pousadas e refúgios ecológicos de 64 destinos turísticos em 16 estados. 

A Associação tem critérios de adesão bastante rígidos. Para ingressar nesse seleto clube, o estabelecimento candidato deve estar localizado, preferencialmente, em um ponto de interesse histórico, turístico ou ecológico; ter de dez a 60 apartamentos e funcionar há pelo menos dois anos sob a mesma administração. A admissão inclui uma visita anônima de um diretor da entidade. 

Em 1999, a Associação criou um Código de Ética e de Conduta Ambiental, desenvolvido em cooperação com o United Nations Environment Programme (Unep), organismo ambiental das Nações Unidas. Quatro anos depois, a AHRC selou um acordo formal de cooperação com a Unep.

Os estabelecimentos filiados à Associação Hotéis Roteiros de Charme são divididos em cinco categorias: Cristal, Ametista, Água Marinha, Topázio Imperial e Esmeralda. Hotéis e pousadas que se localizam em casarões ou edifícios históricos ganham uma classificação especial.

O selo Cristal, por exemplo, identifica todos os estabelecimentos no ano de admissão à entidade. Já a Esmeralda está no topo da classificação e, de acordo com a Associação, identifica “o hotel ou pousada em localização privilegiada, com espaços generosos, instalações e serviços que atendam aos padrões de exigência da tradicional hotelaria internacional”.

FAVORITAR
Botão favoritar
Os estabelecimentos

Em Santa Catarina, por exemplo, há três unidades filiadas à Associação. A mais antiga é a Pousada Quinta do Bucanero. São apenas dez apartamentos e duas suítes, com vista para a Praia da Rosa, bastante famosa entre surfistas e windsurfistas.

Já na Bahia, há nove estabelecimentos filiados à associação. A Pousada Estrela D’Água, por exemplo, tem a classificação Esmeralda. Ela se define como uma pousada pé na areia, defronte à Praia dos Nativos e com o atrativo adicional de ser pet friendly.

O Anavilhanas Jungle Lodge, de Novo Airão, é um dos dois estabelecimentos amazonenses filiados à Associação. Ele se define como um hotel de selva, junto ao Parque Nacional Anavilhanas, em uma área particular preservada de um milhão de metros quadrados. O Anavilhanas oferece ao cliente experiências originais como passeios pelos igapós, visita aos botos cor de rosa e pesca de piranhas.

Em Minas Gerais, onde a Associação conta com quatro integrantes, a Pousada do Mondego, filiada desde 1992, funciona em um solar construído no centro da antiga Vila Rica, atual Ouro Preto. A pousada é vizinha da Igreja São Francisco de Assis, que aloja algumas obras-primas do Aleijadinho.

FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

 Participe você também, acompanhe as notícias
e dicas para sua área de atuação.

Confira abaixo os canais já existentes no Telegram: 


 Sebrae Turismo

https://t.me/sebraeturismo


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?