this is an h1

this is an h2

Mon Mar 13 00:54:30 BRT 2023
Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Oportunidade de negócio: As balas carameladas estão de volta!

Iguaria, bastante consumida, as balas carameladas são uma excelente oportunidade para empreender.

· 14/02/2023 · Atualizado em 13/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quem é capaz de resistir a essa delícia que encanta o paladar e os olhos? Prefere o recheio de brigadeiro, café, pistache, uva, doce de leite em pó, morango, coco, Nutella ou algum outro?  Todos esses recheios deliciosos e muitos mais são as versões em que podem ser saboreadas as tradicionais balas carameladas, aqueles doces que são finalizados com o caramelo, fazendo com que pareçam pequenas bolinhas de cristal.

Em outras regiões do Brasil, esses doces também são conhecidos como bala baiana, bala de vidro ou bala de ovo. Mesmo sendo bastante populares por aqui, a origem das balas remonta a Portugal, onde o preparo da iguaria fazia parte do cotidiano dos conventos religiosos. 

E olhem que interessante! O doce surgiu da ideia de reaproveitar as gemas de ovos, porque, na época, as freiras utilizavam muitas claras de ovos para engomar suas roupas. Como sobravam muitas gemas, o ingrediente acabava fazendo parte de muitas receitas.

Já, por volta do século XVII, com a maior comercialização do principal ingrediente, o doce passou a ser confeccionado e vendido por freiras e donas de casa. Inicialmente, as balas eram feitas apenas de açúcar, que era cozido até chegar ao ponto conhecido como “ponto de vidro”. Já os caramelos tinham o ponto de cozimento diferente, conhecido como “puxa-puxa”.

No Brasil, a receita portuguesa sofreu modificações, e a principal diferença é o uso do leite condensado no lugar das gemas. Mas, as inovações não pararam por aí: o tradicional doce de coco com casquinha de caramelo, muitas vezes vendido em bancas de rua ou por ambulantes, ou encontrado em festas de aniversário, também passou pela gourmetização e, atualmente, muitas variações de recheios são ofertadas, além de ser encontrado em formatos diferentes.

Hoje, existem lojas especializadas em balas carameladas, vendidas individualmente ou em kits e combos, as quais se tornaram muito atrativas e promissoras para quem deseja empreender ou compor seu cardápio de doces.

Planeje o seu negócio

Como em todo negócio, se você quer empreender nesse nicho, as dicas são de planejamento e preparo técnico, portanto, capacitação é fundamental. A receita é bastante simples, mas é preciso manipular da forma correta. No quesito infraestrutura, o bom gosto e a decoração farão toda a diferença, mas também é possível empreender sem precisar de um ponto comercial.

Uma dica importante é preparar a sua cozinha para as boas práticas de manipulação, possibilitando que você empreenda com menos investimento. Invista também em embalagens adequadas e com boa apresentação, afinal, esses doces são de encher os olhos de encantamento (e a boca de água), então, a embalagem precisa estar à altura, não é mesmo? Aproveite e faça boas fotos para divulgação.

Esse tipo de confeito pode ser oferecido em vários nichos de alimentos e bebidas, como, por exemplo, padarias, bares e restaurantes, para vendedores ambulantes, festas de casamentos e aniversários, buffets infantis, enfim, as possibilidades de lucrar com balas carameladas são muitas. Pesquise sobre quem já está empreendendo com esse produto e inspire-se em ideias inovadoras.

Quando o assunto é inovação, o Sebrae está pronto para te ajudar. Saiba mais sobre o assunto com nossas dicas de leitura nos links a seguir.

Portal Sebrae - Doces finos

Como montar uma loja de doces


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?