this is an h1

this is an h2

Tue Mar 14 23:21:55 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Os encantos do Rio Grande do Norte fortalecem o turismo no estado

Rio Grande do Norte implementa novos projetos para fortalecer outros segmentos do turismo além de sol e praia.

· 30/01/2023 · Atualizado em 14/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os encantos do Rio Grande do Norte fazem do turismo uma das principais atividades econômicas do estado, principalmente em sua capital, Natal. Outros municípios que também atraem um número expressivo de turistas são Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso, do Polo Costa das Dunas, e o município de Mossoró, do Polo Costa Branca. Contudo, todo o estado oferece muitas possibilidades para o desenvolvimento de atividades turísticas e muitas oportunidades para os pequenos negócios.

Segundo o Ministério do Turismo, a capital potiguar está entre os destinos mais procurados do país e chegou a registrar, antes do período da pandemia, em torno de 1,1 milhão de embarques e desembarques de outras regiões do Brasil e outros 27,8 mil internacionais. De acordo com a Decolar, a cidade aparece em terceiro lugar no ranking dos destinos nacionais mais buscados para as férias de verão de 2023, atrás, somente, das cidades do Rio de Janeiro-RJ e Maceió-AL.

Para promover outros destinos e outras atividades turísticas no estado, a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) participou da 19º edição do Abeta Summit – Congresso Brasileiro de Ecoturismo e de Turismo de Aventura, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro deste ano.

O intuito da Emprotur ao participar do evento foi de posicionar o estado neste segmento do turismo, visando a fortalecer a interiorização do turismo no estado e introduzir um novo produto no mercado, o Geoparque Seridó, integrante da rede mundial de Geoparques da Unesco. O geoparque está situado na região centro-sul do estado, e envolve os municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas.

O Sebrae também está implantando o Projeto Rede de Agentes de Roteiros Turísticos, sendo a iniciativa piloto lançada no Rio Grande do Norte.

O objetivo do projeto é fortalecer e estruturar novas rotas e produtos turísticos nos estados brasileiros, tendo como foco os atrativos naturais e culturais locais e o fortalecimento da Estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que se baseia em quatro pilares: governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade. No estado potiguar, serão oito agentes atuando em rotas e polos turísticos já atendidos pelo Sebrae-RN, como por exemplo os polos Seridó, Costa Branca, Serrano e Costa das Dunas.

Outro projeto do Sebrae nacional em conjunto com o Ministério do Turismo e a Embratur, em andamento desde 2019, é o Investe Turismo na rota Natal, Parnamirim, Tibau do Sul, Baía Formosa, Maxaranguape, Extremoz, Touros, São Miguel do Gostoso e Galinhos.

Os destinos contemplados pelo projeto se beneficiarão com a inovação da oferta turística com ações relacionadas à II Guerra Mundial e a Aviação por meio da iniciativa “Natal & Parnamirim Field na II Guerra”, a produção de vídeos em realidade virtual dos destinos e o acesso a mercados, fortalecendo a iniciativa de parceiros locais como a Embratur/SETUR RN e ABIH RN. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.

Vale destacar que a capital, por sua posição estratégica para a aviação mundial, teve um papel importante na Segunda Guerra Mundial servindo como uma das únicas bases para os norte-americanos fora dos Estados Unidos.

Com a implantação dessa nova rota temática, será possível resgatar e reviver a história. Entre os locais que serão transformados em pontos turísticos estão: o antigo aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, que serviu de base para os norte-americanos; a Rampa, local de encontro dos presidentes Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt; a casa do cônsul italiano em Natal, espião dos países que compunham o eixo do regime alemão; a Maternidade Januário Cicco; que funcionou como hospital militar; e o Grande Hotel, palco de vários eventos sociais e militares.

Entre outros roteiros desenvolvidos tanto pelo governo do estado quanto pelo Sebrae-RN estão:

Roteiros do governo do RN: turismo de sol e praia; de aventura; cultural; náutico e de negócios.

Roteiros do Sebrae RN – Encantos do RN: caminhos de Pium; Circuito da Fé; do Sertão para o Mar; Natal Encantos Criativos; Paraíso do Agreste; Rota das Falésias; e Vale do Açú.

Quer conhecer mais roteiros e passeios pelo Rio Grande do Norte? Assista ao vídeo do canal Roteiro Pronto, no YouTube. O vídeo apresenta dicas de hospedagem, locomoção, roteiros, praias e restaurantes.

Todos esses projetos dão um vislumbre das inúmeras possibilidades para o crescimento dos pequenos negócios no segmento do turismo. Então, não perca tempo, conte com o Sebrae para fortalecer sua marca e seus negócios.

O Sebrae traz ainda conteúdos para contribuir com o empreendedor no sucesso do seu negócio e oferece cursos pelo WhatsApp:

Será que sou empreendedor?: nesse curso, você irá identificar as principais características empreendedoras e refletir sobre o estágio de desenvolvimento das atitudes empreendedoras em seu dia a dia.

No curso “Como planejar e agir de forma estratégica em negócios criativos?”, você vai obter os conhecimentos e ferramentas necessárias para planejar e agir de forma estratégica, conquistando os resultados que você sonha para a sua empresa.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?