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Tue Oct 04 09:47:47 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Para empreender, é preciso mais que uma ideia

Saiba por onde começar e como você pode desenvolver uma boa ideia de negócio.

· 08/07/2022 · Atualizado em 04/10/2022
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É evidente que, para ter um negócio, é preciso ter uma boa ideia, porém isso não é o suficiente para ter sucesso no empreendimento. Para desenvolver uma ideia de negócio, é preciso um planejamento eficiente, que deve partir de uma análise do mercado de atuação, ou seja, do nicho de mercado em que a empresa estará presente.

Ao ter conhecimento do mercado de atuação, a sua ideia inicial pode ser desenvolvida para atender às necessidades do consumidor que ainda não tenham sido identificadas pela concorrência, propondo soluções, melhorias e inovação. Por falar em concorrência, é preciso ficar de olho nela, observando propostas semelhantes e, principalmente, se o nível de eficiência da solução que seu empreendimento propõe é superior ao que já existe no mercado. Assim, é importante fazer anotações e expandir as suas ideias.

Outro aliado das boas ideias é recorrer à modelagem do negócio, ou seja, pensar em todas atividades necessárias, incluindo relacionamento com o cliente, propostas de valor, fluxos de caixa, captação de recursos, marketing, rotinas comerciais, gestão de pessoas, estruturação dos processos internos, gestão dos estoques, controle financeiro, parceiros comerciais, logística e outros aspectos.

Também é muito importante criar mecanismos de feedback de clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros comerciais que possam trazer visões diferentes e enriquecedoras.

Alimentando as ideias

Com seis anos de existência, a Rock Content, que conta com 1600 clientes e 350 funcionários, é hoje a empresa com o maior blog de marketing digital do Brasil e a maior da América Latina em marketing de conteúdo, com sede em Belo Horizonte, São Paulo e Guadalajara, no México. A empresa surgiu da união dos esforços de Diego Gomes, Edmar Ferreira e Vitor Peçanha, que eram profissionais bem remunerados da área de Tecnologia da Informação e possuíam experiências isoladas em blogs de tecnologia na internet. O hábito de ler blogs e de deixar comentários nas comunidades fez com que os três se conhecessem.

Eles liam os textos uns dos outros e conversavam bastante on-line. Depois de Edgar se mudar para Belo Horizonte, sempre que os três se encontravam pessoalmente, além de falar de blogs, eles, que continuavam administrando os seus negócios separadamente, passaram a compartilhar o sonho de começar uma empresa juntos. 

Foi então que Diego e Edmar criaram uma empresa, enquanto Vitor fazia a gestão de um blog no Chile. Em 2012, eles reuniram-se para conversar e resolveram fundir os seus negócios, alugando uma modesta salinha em cima de um pet shop em Belo Horizonte.

O dinheiro era curto, e o trio, que tinha bons salários no mercado de tecnologia, estava vivendo de ganhos baixos e alto nível de estresse. Por isso, eles decidiram tomar uma decisão drástica e estipular uma meta: ou eles bateriam a meta de 100 clientes em 6 meses ou fechariam a empresa, devolveriam a salinha e voltariam para os seus velhos empregos. Depois disso, é desnecessário dizer que eles conheceram o sucesso.

E é de Edmar Ferreira, atual CEO da Rock Content, a fala que ensina valiosas lições sobre por que empreender é mais do que ter uma ideia: “Acho que um grande problema que existe é que quem cria a empresa é um especialista no produto, as pessoas acabam se apaixonando muito pela ideia e pouco pelo cliente. Então, o foco acaba sendo mais criar um produto do que criar um produto que as pessoas queiram. Investe-se muito para colocar o produto no mercado, mas, quando chega ao final, ninguém quer comprar ou usar. Acho que as empresas fracassam por falta de cliente muito mais do que por qualquer outro motivo”.


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