this is an h1

this is an h2

Sat Apr 22 04:38:07 BRT 2023
Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Participação nos resultados

Entenda como a participação nos resultados pode beneficiar o seu negócio.

· 24/03/2023 · Atualizado em 22/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se você quer motivar os seus funcionários e bater cada vez mais metas, pense sobre oferecer participação nos resultados para a sua equipe. Elaboramos este artigo, inspirado no post do Sebrae São Paulo, para descomplicar esta ferramenta que pode ser muito vantajosa para o seu negócio.

Existem duas formas de fazer isso: a participação nos lucros e resultados (PLR) e o programa de participação nos resultados (PPR). Vamos entender suas principais diferenças, acompanhe!

A participação nos lucros e resultados (PLR) funciona assim: parte dos lucros da empresa gerados em um determinado período são divididos com os funcionários. Esse acordo é mediado pelos sindicatos das categorias, e por intermédio de um acordo coletivo. A empresa precisa seguir criteriosamente o que foi acordado.

A PLR é um benefício que está regularizado na Constituição Federal e na Consolidação da Legislação Trabalhista (CLT), de acordo com a Lei 10.101/ 2000. Mas, atenção! A PLR não possui encargos tributários para a empresa e, para o colaborador, pode ser deduzida do imposto de renda se o valor recebido exceder R$ 6 mil - abaixo desse valor, o benefício não é tributado, sendo ainda mais vantajoso para todas as partes. Para a instituição, o valor pago aos funcionários também pode ser contabilizado nos balanços e balancetes, como despesa operacional dos negócios.

O programa de participação nos resultados (PPR) está vinculado às metas que são estabelecidas antes, de acordo com as estratégias da sua empresa. Por exemplo: uma empresa define que se conseguir um faturamento acima do valor X, pagará uma porcentagem de bônus para os funcionários. Tem a ver com metas específicas a serem ultrapassadas e não apenas com aquele lucro final da empresa.

Resumindo, com a PLR parte do lucro da empresa é dividido com os funcionários. Na PPR, caso a empresa alcance as metas pré-estabelecidas, os funcionários são bonificados. Essas duas ferramentas são muito utilizadas para estimular o funcionário a querer melhorar, a superar as metas estabelecidas e a ser mais produtivo.

O conceito é bem simples - todos se empenham mais porque quanto mais a empresa lucrar, todos lucram também. Você terá que definir qual é o valor que pagará aos funcionários. Isso varia muito de empresa para empresa, e normalmente é aplicado em porcentagem sobre o salário. Mas também pode ser um valor estipulado e fixo.

O programa de participação nos lucros deve ser também uma forma de integração. Então, envolva todos os funcionários, desde o momento da discussão das regras para a participação nos resultados. Mostre os limites da empresa e os desafios que têm que ser conquistados em conjunto. Após definir o programa, você reúne seus funcionários e explica como funciona. Assim, você evita ruídos de comunicação ou qualquer mal-entendido totalmente desnecessário.

Os resultados desse tipo de ação, normalmente, são bem positivos. Primeiro, porque é gerada uma sensação de responsabilidade compartilhada, ou seja, aquela ideia de time onde fica claro que cada função é essencial para o resultado. Se alguém não se empenhar, pode comprometer tudo, pôr tudo a perder. Além disso, a ideia de pertencimento - “eu faço parte desse todo”, “isso também é meu” – cria muita motivação e, consequentemente, mais produtividade e lucros para sua empresa

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Planejamento estratégico para empreendedores

Gestão por resultados: saia do escuro e tome melhores decisões

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?