this is an h1

this is an h2

Sat Oct 29 01:06:28 BRT 2022
Finanças | EMPRÉSTIMO
Pedir ou não dinheiro emprestado? Saiba como decidir

Confira as dicas sobre os cuidados na contratação de empréstimo de dinheiro para a sua empresa.

· Atualizado em 29/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Muitas vezes, pedir um empréstimo parece a solução mágica para uma empresa. Afinal, basta solicitar, receber o dinheiro na conta e utilizar. Certo? Nem sempre. 

Um empréstimo pode ser uma saída para encarar os momentos de dificuldades financeiras, para conseguir um capital imediato e aplicar no crescimento do seu negócio ou até mesmo para a compra de máquinas, equipamentos ou matéria-prima. Entretanto, especialmente quando estamos falando da saúde financeira das empresas, contratar uma operação de crédito exige um planejamento financeiro bem-feito.  

Sem planejamento, surpresas desagradáveis podem acontecer, como ter que pagar valores acima da capacidade da empresa e, ao final, não ter como honrar o compromisso. 

Quais os cuidados ao pedir um empréstimo?  

O empresário, antes de recorrer ao crédito para pedir dinheiro emprestado, deve fazer uma análise profunda das finanças do seu negócio, para que a dívida não se transforme em uma bola de neve e ele não tenha como pagar.

Pergunte-se primeiro: qual o real motivo para solicitar o empréstimo? Pensar quais são as necessidades para o dinheiro e como ele será usado na empresa é o primeiro passo para tomar uma decisão responsável. 

Por isso, vamos dar algumas dicas para você analisar se há ou não necessidade de pedir o empréstimo e, caso precise, fazer isso da melhor maneira. 

Pesquise a instituição financeira

Escolha bem onde irá fazer a contratação de empréstimo. Existem muitas linhas de créditos disponíveis para o empreendedor, avalie qual a mais vantajosa para o seu negócio.

Leia as letras miúdas 

Sempre leia o contrato com bastante calma e atenção. Assim, será possível verificar se existem inconsistências na sua redação. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar para um especialista isento.

Avalie a capacidade financeira da empresa

Procure, na medida do possível, limpar o seu nome e o da sua empresa, caso esteja com problemas financeiros.  Crie alguns cenários para analisar as consequências do empréstimo e se será possível arcar com as despesas sem afetar o funcionamento do negócio. 

Pense a longo prazo 

Pondere se um empréstimo vai ser benéfico para a saúde financeira da sua organização no curto, médio e longo prazo. Em caso negativo, reavalie a sua necessidade. 

Quer aprender mais? Selecionamos alguns conteúdos para você se aprofundar:

Artigo: Renegociação e portabilidade de dívidas em tempos de coronavírus

Artigo: Financiamento ou empréstimo: como avaliar a necessidade e contratar


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?