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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Pequenos meios de hospedagem: como atrair clientes na baixa temporada

Com planejamento, é possível atrair mais hóspedes na baixa temporada para o setor hoteleiro, entre os meses de fevereiro e junho e de setembro a novembro.

· 23/02/2023 · Atualizado em 18/04/2023
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Para o ramo hoteleiro, o ano também se divide em alta e baixa temporadas. E se é necessária muita organização para atender bem quando a ocupação dos quartos chega à totalidade, o que fazer para que os períodos menos intensos também atraiam hóspedes? Está aí um dos grandes desafios para o setor, principalmente para os pequenos meios de hospedagem 

Festas de final de ano, férias escolares, Carnaval e o verão compõem a chamada alta temporada do turismo. Já a baixa temporada, em geral, corresponde ao período entre os meses de fevereiro e junho e de setembro a novembro.  

Quem não precisa se preocupar com as aulas das crianças e tem disponibilidade para viajar nas datas menos concorridas costuma encontrar preços mais baixos e menos lotação nos passeios. Entretanto, isso pode não ser o suficiente para manter a ocupação dos hotéis e pousadas, como acontece na alta temporada.  

Para o período de baixa, os empreendedores do ramo hoteleiro, especialmente os que estão à frente de pequenos meios de hospedagem, precisam dedicar-se a preparar um plano de ação específico para atrair não só os hóspedes acostumados a viajar nessa época como também aqueles que não tinham expectativa em viajar. O momento de iniciar o planejamento é justamente na alta temporada. 

Confira dicas de como atrair mais hóspedes para os pequenos meios de hospedagem na baixa temporada: 

  • Aplicar tarifas menores na baixa temporada e oferecer serviços adicionais. 
  • Aproveitar festas regionais, shows e datas comemorativas para fazer parcerias com organizadores de eventos.  
  • Estar atento ao perfil e hábitos de grupos específicos como viajantes da terceira idade que costumam viajar durante o ano todo. E os grupos que costumam viajar a negócios e eventos. 
  • Criar as próprias festas temáticas, organizar shows e promover cardápios especiais durante a baixa temporada – porém, divulgando ainda tudo na alta temporada. 
  • Incrementar de forma criativa o site e as redes sociais para chamar a atenção dos clientes, publicando os preços das diárias com possibilidades de ofertas ou serviços adicionais ou gratuitos. Oferecer brindes ou condições de pagamento diferenciadas para os clientes que fazem reservas diretamente pelo site também são bons atrativos para pequenos meios de hospedagem. 
  • Desenvolver possibilidades para que também os moradores da região usufruam das instalações sem que precisem se hospedar, como utilizar o restaurante do empreendimento (com cardápio diferenciado e ou temático). 

O Sebrae tem opções de cursos on-line e gratuitos para ajudar nessa tarefa de atrair hóspedes na baixa temporada. Veja no curso Como turbinar suas vendas que vender é mais do que sorte ou persuasão. Para vender, é preciso conhecer os produtos, os clientes e as necessidades do mercado.  

E no curso pelo WhatsApp, o empreendedor vai reconhecer a importância de planejar a sua atividade empresarial e conhecer as ferramentas de planejamento e de análise de cenário e aprenderá a elaborar planos de ação. 

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