this is an h1

this is an h2

Fri Sep 30 11:43:32 BRT 2022
Planejamento | PLANO DE NEGÓCIOS
Planejamento e organização do trabalho: a dupla dinâmica do sucesso

Planejamento e organização do trabalho para atingir objetivos vai permitir que você crie sistemas de tarefas para reduzir tempo e dinheiro.

· Atualizado em 30/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Um dos passos mais importantes para atingir nossos objetivos e chegar ao sucesso, em qualquer área da nossa vida, é ter planejamento e organização. Imagine uma viagem sem planejar rotas, hotel ou estimativa de gastos, por exemplo? Parece uma receita para férias ruins, não é mesmo? Pois o mesmo ocorre na vida do empreendedor. Não dá para contar com a sorte: ter planejamento e organização no trabalho são as placas sinalizadoras de uma rota para a vitória. 

Muitas vezes, microempresários e microempreendedores individuais deixam de lado o planejamento de suas empresas, seja por falta de orientações, seja por não compreenderem a importância de definir os objetivos de trabalho. 

Vamos, então, começar pela definição: planejamento nada mais é do que a organização das ações e prioridades que vão definir quais são e como chegar às metas e objetivos do seu empreendimento. Planejamento e organização do trabalho é uma maneira de organizar as tarefas e os recursos disponíveis para alcançar os objetivos de seu negócio, seguindo as metas estabelecidas e executando as ações necessárias para isso.

Este gerenciamento fica mais claro quando o empresário define a visão (o propósito da empresa), a missão (aquilo que define seus produtos ou serviços, que os tornam essenciais), os objetivos e as metas de seu empreendimento. Tudo isso deve estar contido no plano de negócios, que vai servir de guia na sua jornada para o sucesso. Portanto, se você ainda não elaborou o seu, o Sebrae pode te ajudar.

Por outro lado, de nada adianta todo o planejamento se não houver organização no trabalho que permita sua execução. Afinal, ninguém gosta de viver ou trabalhar em meio à bagunça. Esta ordem das coisas deve ir desde seu ambiente físico de trabalho, materiais e ferramentas necessários para trabalhar, até o controle contábil, tributário e financeiro. 

Ou seja, a organização no trabalho permite a criação de processos, reduzindo custos e trazendo os resultados esperados.

Portanto, o planejamento é a etapa da execução em que o empreendedor organiza e estrutura os processos a serem seguidos para um bom andamento do negócio, enquanto a organização garante que estes processos sejam feitos de forma correta. 

O TRABALHO ORGANIZADO

Vamos ver, a seguir, alguns processos que garantem a organização do trabalho de forma a garantir a saúde operacional e financeira de seu negócio. Vamos lá?

O espaço de trabalho

Ter um espaço de trabalho organizado certamente ajuda na produtividade. Isso vai permitir que tenha maior controle sobre o seu trabalho, resultando em maior rapidez e melhores resultados. A limpeza também é importante: além de a higiene ser um hábito importante, passa uma boa imagem para os outros.

A ordem das tarefas 

Estabelecer quais atividades são mais importantes é um passo essencial na organização do trabalho, porque permite o foco naquilo que realmente importa. Pense primeiro naquilo que é mais urgente; atender telefonemas ou limpar a caixa de e-mail, por exemplo, pode ficar para depois.

Objetivos e metas

Quando o empreendedor tem claro os objetivos de seu negócio, ele sabe aonde quer chegar. Este processo fica mais fácil ao se estabelecer metas para serem atingidas. Em casos de micro e pequenas empresas, os colaboradores devem ter as metas a serem atingidas – isso, na verdade, dá sentido à função que a pessoa tem dentro da equipe.

Controle as finanças

De nada adianta ter um bom controle das vendas ou dos serviços prestados se o caixa da empresa não receber atenção. Conhecer o estoque de materiais, saber o quanto tem de dinheiro, quanto tem para receber e a previsão de gastos é importante para manter seu negócio em pé. Afinal, dinheiro não é o problema, é a solução – mas só se você souber controlá-lo à risca.

As obrigações contábeis e trabalhistas

Por falar em controle de gastos, o que não pode sair das rédeas são os impostos e tributos e as obrigações trabalhistas. Andar fora da linha no presente pode parecer uma economia de gastos, mas, certamente, vai virar uma enorme dor de cabeça e uma conta ainda maior no futuro.

Empreender é uma tarefa difícil, mas ver o resultado de nossos esforços é recompensador. E você não precisa estar sozinho nesta jornada. O Sebrae tem uma equipe especializada de consultores, além de cursos e capacitações que podem te auxiliar na sua jornada até o sucesso.

 

FAVORITAR
Botão favoritar

FAVORITAR
Botão favoritar
Saiba mais

Uma boa dica é o curso Marketing digital: planejar para vender pela Internet, onde você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio. 

Conte com a gente!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?