this is an h1

this is an h2

Sat Sep 24 22:52:07 BRT 2022
Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento e organização são determinantes para uma boa gestão

A sistematização das ações e os procedimentos para executar o planejamento estratégico com eficiência contribuem diretamente para o sucesso de um negócio.

· 12/09/2022 · Atualizado em 24/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Durante a pandemia, muitos brasileiros aproveitaram para colocar em prática seus planos B, e muitos negócios prosperaram porque os novos empreendedores souberam fazer muito bem a lição de casa: dedicaram-se, primeiramente, ao planejamento estratégico.

Para empreender, o talento conta, mas o que importa mesmo é o olhar prático sobre os recursos para transformá-los em valor para os clientes. É a tomada racional de decisões nos processos administrativos que garante uma boa gestão. E, para isso, o gestor precisa dominar o ciclo de planejamento, organização, direção e controle.

Na etapa de planejamento, são definidos visão, missão, objetivos e metas do empreendimento. A ideia é pensar antecipadamente qual resultado se quer atingir no futuro e criar um documento, o plano de negócio, que servirá de guia, independentemente, do tamanho da empresa. 

Toda boa estratégia passa, também, pela organização: quem consegue definir prioridades e planejar as tarefas do dia, da semana, do mês e do ano tem mais chances de cumpri-las e alcançar os resultados desejados. 

Cabe ao gestor olhar para os recursos financeiros, humanos e materiais da empresa e definir a estrutura administrativa e a divisão de trabalho. Com base no planejamento e orientada pela organização, a direção conduz a empresa para o alcance dos objetivos. 

O papel do líder é essencial para mostrar os caminhos aos colaboradores e motivá-los em seu trabalho, em alinhamento com o planejamento organizacional. Já o controle é responsável por monitorar o desempenho da empresa e avaliar se o planejamento foi executado como esperado.

Reunimos algumas dicas de planejamento, organização, direção e controle que podem te ajudar a tornar sua rotina de trabalho mais eficiente, seja você um microempreendedor individual (MEI) ou dono de micro ou pequena empresa (MPE). 

Antes de qualquer coisa, olhe para o ambiente de trabalho. Procure manter uma organização visual e espacial que transmita coerência, traga conforto e facilite a vida. Defina uma rotina de planejamento e organização das atividades: reserve um tempo para pensar nas tarefas do dia e do mês e defina métodos para organizá-las, como checklists, calendário, planilha etc. 

Defina prioridades de tarefas: comece fazendo uma lista para o dia ou a semana, por exemplo. Estabeleça objetivos, metas e responsáveis. Vale estabelecer metas mensuráveis com prazo definido, além de definir as atividades necessárias para chegar lá e os responsáveis por elas. Assim aumentam as suas chances de sucesso.

Escolha uma ferramenta para controlar o que deve ser feito, o que está em progresso e o que já foi finalizado. Uma simples planilha do Google Sheets ou um aplicativo como o Trello servem para isso e permitem compartilhar com todos os envolvidos.

Marque reuniões apenas quando necessário. A reunião ajuda no planejamento e organização das atividades de maneira integrada e colaborativa, mas avalie se você não pode enviar uma mensagem ou mesmo ter uma conversa informal para resolver o assunto.

A saúde financeira costuma ser o principal motivo de preocupação dos empreendedores. Por isso, você precisa reservar um tempo para cuidar do dinheiro da empresa. O controle financeiro deve ser feito com relatórios de vendas, fluxo de caixa, resultados do mês e outras ferramentas. Dessa maneira, você consegue analisar quanto ganha, quanto gasta, quais são os tipos de custos do negócio, quais produtos vendem mais e quanto precisa faturar para alcançar seus objetivos.

Também é importante manter um controle das obrigações contábeis e trabalhistas: atividades, prazos e valores envolvidos com a contabilidade do seu negócio, como o pagamento de impostos, documentos trabalhistas e declarações para a Receita.

Uma empresa organizada tem mais chances de sucesso, sabia? Com planejamento e organização das atividades de trabalho, você consegue alcançar mais facilmente aquilo que deseja, sem desperdiçar tempo e recursos no caminho.

FAVORITAR
Botão favoritar

FAVORITAR
Botão favoritar
Saiba mais

Quer aprender como elaborar estratégias e promoções mais adequadas para o objetivo do seu negócio e ALAVANCAR seus resultados: clique aqui.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?