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Sat Sep 24 01:57:15 BRT 2022
Planejamento | ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Planeje bem e aumente o faturamento no final do ano

Objetivos e metas claros, promoções adequadas ao perfil do cliente e parcerias sólidas são a chave para ampliar os resultados nesse período.

· 11/08/2022 · Atualizado em 24/09/2022
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As festas de Natal e Ano Novo são, tradicionalmente, o melhor período para o varejo, em quase todos os segmentos. Essa tendência deve se acelerar ainda mais este ano, por conta da redução das restrições associadas à pandemia de coronavírus.

Que tal, então, planejar-se para aproveitar ao máximo a oportunidade e alavancar o seu negócio, off-line ou on-line?

Dicas de planejamento

Seja qual for o seu ramo de atuação, o primeiro passo de um bom planejamento para o final do ano é estudar com cuidado dois pontos: o perfil de seu cliente e o desempenho das vendas, desde o período pré-pandemia.

Se o perfil do cliente não se modificou nos últimos anos, é só concentrar seus esforços e recursos nos produtos e serviços mais procurados. A análise das vendas permitirá que você avalie o que deverá garantir no estoque para o final de ano. Lembre-se de prever não somente o que fez sucesso durante a pandemia, mas, também, o que era mais procurado antes das restrições.

A partir desses dois estudos, você poderá estabelecer os objetivos e metas que irão orientar a sua equipe na campanha de final de ano. É muito importante que os objetivos estejam claros para a equipe e que cada um saiba o seu papel na campanha.

Parcerias, estoque, logística e promoções

Não deixe para a última hora o contato com seus parceiros – fornecedores, distribuidores, empresas de logística etc. Eles também estarão diante de um aumento de demanda. Então, se você chegar tarde, poderá ter problemas na reposição de estoques de produtos importantes. Ou na garantia de que os produtos vendidos cheguem às mãos do cliente na data combinada.  

Negociar cedo com os fornecedores também é essencial para obter os melhores preços. Imagine se você lembrar em cima da hora que não encomendou o volume necessário de um determinado produto! Os riscos de pagar muito mais caro são enormes. E nem sempre é possível repassar a diferença para o cliente final.

Outro ponto fundamental do planejamento é elaborar promoções adequadas ao perfil de seu cliente, à sua estrutura de vendas e aos objetivos e metas definidos para a campanha.

E não esqueça de avaliar o layout da loja. A campanha de final de ano talvez exija adaptações, que vão da maior exposição dos produtos que registram melhores vendas ao aumento do espaço de circulação, de maneira a assegurar o conforto do cliente.

E-commerce e redes sociais

O crescimento acelerado do comércio eletrônico foi outra consequência da pandemia. Se você já está no e-commerce, fique atento (a) para:

  • Manter um catálogo digital eficiente, completo e de fácil compreensão;
  • Contar com um delivery (próprio ou terceirizado) eficiente e sob controle, para evitar a frustração do cliente. Nada pior do que uma compra ou promoção feita on-line, que termina com a mensagem: “infelizmente, o produto esgotou em nosso estoque”.
  • Buscar marketplaces de grande porte – como Magalu ou Mercado Livre –, que podem apresentar seus produtos e promoções a um número muito grande de potenciais clientes. 

E falando no mundo on-line, sua estratégia para o final do ano não pode deixar de lado a presença constante nas redes sociais, com ofertas e informações atualizadas. Escolha sempre aquelas redes que são mais utilizadas por seu público: Instagram, Facebook, Twitter ou WhatsApp.

Dependendo do perfil de seu negócio e do cliente, a campanha deve prever recursos para outras formas de comunicação off-line, como a distribuição de folhetos. Ou ainda parcerias com estabelecimentos – restaurantes, bancas de jornais etc. – que podem divulgar seu material promocional.

Vamos, então, botar mãos (e cérebro) à obra e planejar um final de ano de muito sucesso para o seu negócio? Confira o que o Sebrae oferece a você.

Artigo: Dicas de ouro para as vendas on-line

Curso por WhatsApp: Marketing digital: planejar para vender pela Internet

 


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