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Sat Mar 11 16:12:54 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Plataformas de comércio digital: Shopify

Continuando a série de plataformas de comércio digital indicadas para o seu negócio, vamos analisar as funcionalidades do Shopify.

· Atualizado em 11/03/2023
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Nesta série, estamos avaliando as principais plataformas de comércio digital eletrônico para auxiliar na seleção da ideal para cada tamanho e formato de negócio.

Começamos por uma indicada para iniciantes, outra para negócios pequenos, mas que já possuem um site e, agora, vamos falar de uma voltada a negócios de porte médio e já em funcionamento – o Shopify.

A importância de ter uma loja eletrônica só não é maior do que a exigência de que ela funcione extremamente bem e sem oferecer problemas adicionais à operação.

A plataforma digital é justamente a ferramenta que possibilita contemplar as vendas pela internet sem arcar com todos os custos e decisões envolvidas na construção de um ambiente de negócios digital.

Foi para atender essa demanda que surgiu a Shopify, agregando as diversas funcionalidades do comércio eletrônico ao mesmo tempo que diluindo as inúmeras tarefas administrativas relacionadas a essa forma de comércio.

O e-commerce e a Shopify

Quando o comércio eletrônico surgiu, ainda restrito a alguns produtos e com apelo mais voltado aos chamados first users, os usuários iniciais, poucas pessoas tinham o hábito de comprar pela internet e, menos ainda, tinham a coragem necessária, isso é, conseguiam vencer a desconfiança de ter seus meios de pagamento clonados ou não receber corretamente a compra.

Basicamente, ‘pelo computador’ eram vendidos discos e livros, objetos que não demandavam maiores escolhas ou acarretavam grandes prejuízos. Os celulares, é claro, só existiam como ficção dentro dos próprios produtos comercializados.

Foi no começo do século, nos primeiros tempos dos anos 2000, que as vendas começaram a se popularizar, o que explica o surgimento da Shopify em 2006.

Os canadenses Tobias Lütke, Daniel Weinand e Scott Lake resolveram vender seus equipamentos de snowboard de forma virtual e, ao se depararem com inúmeros obstáculos e dificuldades, descobriram que mais difícil do que praticar o esporte do surf na neve, era ´surfar´ na internet, como se dizia na época, no que diz respeito a ter uma boa loja de comércio eletrônico. 

A oportunidade se apresentou dessa maneira: já que era tão complicado, oferecia também um campo de negócios a ser desbravado. Os sócios dedicaram um par de anos a estudar o mercado, construir um bom plano de negócios e o resultado é que a Shopify está bem-sucedida e atuante até hoje.

Plataforma de crescimento

O software de gestão desenvolvido pelos canadenses evoluiu da mesma forma que o mercado aumentou: exponencialmente. Mais de um milhão de usuários têm suas lojas sediadas na Spotfy, movimentando mais de 100 bilhões de em vendas pela plataforma.

Atualmente, a Shopify é uma plataforma de e-commerce que abrange desde o layout da loja virtual até a facilidade de integração, passando pelo gerenciamento de estoque.

A oferta de planos e funcionalidades contempla todos os tamanhos de negócio, com diferentes interfaces permitindo escolher aquela que melhor se encaixa ao público-alvo e mercado de atuação de cada empresa.

Todos os planos permitem customizar layout, menina dos olhos da plataforma e considerado ponto essencial para transmitir a personalidade da marca. Outras funcionalidades importantes são o gerenciamento, controlando vendas e visitantes, o que pode ser realizado pela própria Spotfy ou vinculando a loja ao Google Analytics.

A ideia central da Spotfy é permitir vender eletronicamente sem dedicar muito tempo e energia em cumprir as tarefas de possuir um e-commerce ou, em uma palavra: otimização. Assim, a usabilidade é uma das grandes vantagens da Shopify, não exigindo conhecimento técnico para fazer a gestão.

Um ponto alto é a loja responsiva, que funciona muito bem tanto em telas grandes quanto em celulares. Menos interessante é o funcionamento apenas razoável de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que posiciona a loja automaticamente nas buscas do Googel, domínio e e-mail próprio.

Todas essas funcionalidades podem ser agregadas, mas adquiridas à parte.

Pela praticidade e facilidade de uso, a Spotfy é ideal para quem quer ter uma loja virtual poderosa com uma equipe, tempo devotado e energia dispendida reduzidas.

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Se você quer uma loja virtual de tamanho médio excelente com ótimo custo/benefício e pouco trabalho, a Spotfy é a opção ideal para o seu negócio. O que não pode faltar, jamais, é uma presença impactante da sua marca na internet. Aprenda a dominar essa forma de crescer em importância e volume de vendas.

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