Solução do Sebrae para impulsionar pequenos negócios de bioeconomia.
O Polo Sebrae de Bioeconomia, sediado na região do Baixo Amazonas e lançado em 2022, caracteriza-se como um ambiente integrado de atores dedicados ao desenvolvimento do empreendedorismo e do potencial bioeconômico para o país. Para o Sebrae, a bioeconomia consiste em iniciativas sustentáveis baseadas na utilização de recursos biológicos renováveis, visando inovar processos e produtos em cadeias produtivas e gerar oportunidades de mercado para os pequenos negócios.
Localizado às margens do maior rio do mundo, no coração da floresta, o Polo Sebrae de Bioeconomia encontra-se em uma região com a maior diversidade de ecossistemas do país e a mais alta atividade biológica do planeta.
O Polo Sebrae de Bioeconomia reconhece o potencial da bioeconomia em diferentes setores, como alimentos e bebidas, moda e design, remédios, químicos, biofertilizantes, higiene e cosméticos, transporte, novos materiais, entre outros.
Com seus objetivos estratégicos, o Polo busca contribuir para o desenvolvimento da bioeconomia no Brasil, por meio da geração e disseminação de conhecimento e tendências, além de apoiar o surgimento e o estabelecimento de novos negócios inovadores. Além disso, busca ampliar a rede de parceiros fomentadores da inovação na gestão e da melhoria das políticas públicas relacionadas à bioeconomia. Por meio de suas ações, o Sebrae se posiciona como um forte indutor do desenvolvimento econômico e social nessa área.
O Polo Sebrae de Bioeconomia destaca-se pela presença de laboratórios bem equipados, dedicados à pesquisa básica e ao abrigo de coleções naturais, o que permite a criação de um valioso banco genético dentro da Floresta Amazônica. Além disso, o Polo abriga um centro de exposições interativas, que destaca as principais pesquisas realizadas no Pará relacionadas à biodiversidade, biotecnologia e genética.
Por meio da combinação de conhecimentos, tecnologia e parcerias estratégicas, o Polo Sebrae de Bioeconomia busca promover o desenvolvimento sustentável da região amazônica, valorizando seus recursos naturais e criando produtos inovadores com base nesses componentes. Com isso, busca gerar impacto positivo para empreendedores, comunidades e o meio ambiente, impulsionando a economia local.
Foi um prazer te ajudar :)