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Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Por que estar no TikTok pode ser uma boa estratégia para seu negócio

O TikTok tem crescido e conquistado muitos consumidores. Por isso, as empresas estão investindo cada vez mais em conteúdo relevante e divertido.

· 14/02/2023 · Atualizado em 11/03/2023
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Em pouco tempo, o TikTok revolucionou a maneira de criar, distribuir e consumir conteúdos digitais. O poder da rede social é tão grande que se expande do digital e influencia fortemente conteúdos consumidos off-line. 

Artistas do meio musical, por exemplo, já identificaram uma oportunidade viral e estão investindo nessa rede social. Os desafios de dancinhas criados estrategicamente para o lançamento ou divulgação de alguma música fazem com que esses artistas se destaquem nas plataformas de streaming e rádio.

E não para por aí, o Itaú criou uma campanha no TikTok com uma pegada mais jovem a fim de conquistar esse público. Empresas tradicionais estão indo para a plataforma para conquistar um público mais jovem. 

Além disso, plataformas de streaming tem investido bastante em publicidade dentro do TikTok. Para divulgar a quarta temporada de Stranger Things, a Netflix reuniu influenciadores de grande visibilidade para criar conteúdos relacionados à série.  

O que faz do TikTok uma plataforma tão atraente para empresas grandes e pequenas? 

Algoritmo inteligente

Em uma entrevista à BBC, Matthew Brennan, especialista em tecnologia, explicou que o que torna o aplicativo tão viciante é que ele aprende o que você gosta e o que não curte. E faz isso rapidamente, porque em um minuto você pode assistir a cinco ou seis vídeos. 

Construção de comunidade

Kim Farrell, diretora de Marketing do TikTok na América Latina, explica que o sucesso da plataforma vem, em grande parte, da sua comunidade. Lá dentro, as pessoas se sentem seguras para se expressar de forma autêntica e criativa.

O resultado disso tudo é que, em 2021, por exemplo, o TikTok bateu a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que corresponde a cerca de 14% da população mundial.

O Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, ficando atrás apenas da China. Cerca de 4,72 milhões de brasileiros possuem uma conta na plataforma. 

Ou seja, TikTok não é só dancinha! A rede social tem ditado tendências de moda, lançado novas personalidades e vêm tornando viral filmes, séries, músicas e até mesmo novos memes e tendências de comportamento. Os produtores de conteúdo estão de olho nas tendências que surgem por lá e identificando novas oportunidades. 

O seu negócio também pode crescer muito com o apoio dessa plataforma social. Separamos algumas dicas para você começar a usar o TikTok! 

  • Seja informal e use um tom leve e de humor nos seus vídeos; 
  • Crie vídeos criativos e divertidos com os bastidores da sua empresa;
  • Faça parcerias com influenciadores digitais e divulgue seus produtos ou serviços;
  • Produza tutoriais e utilize os desafios de hashtags.

Lembre-se que a originalidade é a palavra-chave no TikTok. Por isso, não copie estratégias do seu concorrente. Veja o que deu certo com ele, mas adapte ao seu negócio e cliente.

Humanizar a sua marca também é essencial. Por isso, apareça nos vídeos para gerar essa identificação com o seu cliente e crie conteúdo relevante. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Tiktok impulsiona conteúdos de empreendedores

TikTok como ferramenta de marketing

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