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Por que seu alcance no Instagram diminuiu?

Confira algumas dicas para manter e aumentar o alcance do seu perfil no Instagram.

· 13/09/2022 · Atualizado em 07/10/2022
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Por que o alcance do meu perfil no Instagram está diminuindo? Muitos empreendedores têm essa dúvida e não sabem como proceder. Provavelmente, suas postagens não estão otimizadas para o algoritmo. Isso significa que suas publicações podem estar fora das melhores práticas da rede social.

Primeiro, é preciso entender como funciona o algoritmo do Instagram, porque ele define as regras de quem vai receber ou não as suas publicações. E, ao longo dos anos, o algoritmo vai mudando. A justificativa da rede social para essas constantes atualizações é que o algoritmo vai se adaptando às novas necessidades e desejos dos usuários e tem como foco oferecer uma personalização da experiência.

Desde 2021, o algoritmo mostra, no feed, as publicações dos perfis que você conhece e interage com mais frequência. Ele observa as métricas de interações e o tempo gasto nos perfis para, então, entregar as postagens. À medida que o usuário utiliza a rede social, o algoritmo compreende e analisa seus interesses para definir quais publicações ele deve receber. 

De acordo com o Instagram, os seguintes fatores são observados pelo algoritmo:

  • Atividade, ou seja, os posts que você se interessa e interage. Aqui, entram pontos como: tempo de visualização do post, engajamento, curtidas, posts salvos
  • Relacionamento, baseado no seu histórico de interação com o conteúdo. São consideradas, por exemplo, participações em lives, interação com stories.
  • Informações sobre a conta que está publicando. Alguns exemplos: número de comentários, número de conversas por direct.
  • Informações sobre a performance da publicação, ou seja, a popularidade. 

Alcance X impressões

Essas duas métricas não devem ser confundidas. O alcance diz respeito à quantidade de usuários que visualizam suas publicações. Já as impressões falam sobre o número de visualizações, ou seja, quantas vezes sua publicação foi vista, o que pode ocorrer mais de uma vez por perfil. 

As métricas de alcance e impressões podem ser vistas na página Instagram Insights, disponível para as contas comerciais, no Instagram Business

Separamos algumas dicas para aumentar o alcance das suas postagens no Instagram:

1. Utilize as boas-práticas do algoritmo.

Manter a constância e a frequência das suas publicações é uma boa prática. Além disso, produza conteúdo relevante para o seu público e publique fotos de qualidade.

2. Use todos os formatos de postagens.

O Instagram oferece uma série de recursos e formatos que você pode aproveitar na sua estratégia de marketing digital. Faça stories, reels, vídeos mais longos, fotos, carrossel, lives, entre outros.

3. Aproveite os conteúdos que estão em alta.

Fique atento às trends e ao que está em alta no Instagram. Mas, não se esqueça de se manter atualizado, pois as mudanças aqui acontecem de forma muito rápida.

4. Publique nos melhores horários para o seu perfil.

Na aba Insights, é possível verificar quais os horários em que os seus seguidores mais acessam o Instagram. Você também consegue ver as publicações que tiveram mais alcance e engajamento e, assim, programar os conteúdos que funcionam melhor em cada horário.

5. Estimule a interação e o compartilhamento dos seus conteúdos.

Responda aos comentários e faça perguntas para a sua audiência. Você pode aproveitar as caixinhas de perguntas ou enquetes. Além disso, você tem a opção de habilitar, nas configurações dos stories, uma permissão para que seus seguidores compartilhem seus posts. 

Essas são algumas dicas para você manter e aumentar o seu alcance no Instagram. Mas, o segredo está em buscar a melhor experiência para o seu usuário, produzindo conteúdo relevante e de qualidade. Seguindo nesse caminho, interagindo com seus seguidores e mantendo a frequência das suas publicações, os resultados positivos para o seu negócio aparecerão. 

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Veja as estratégias que não funcionam mais no Instagram

E aproveite o curso do Sebrae:
Os segredos por trás de um Instagram vendedor


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