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Tue Nov 08 22:04:46 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Por que sua empresa deve ter um blog

Veja como um blog pode ser mais uma ferramenta na sua estratégia de marketing digital.

· Atualizado em 08/11/2022
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O blog é uma estratégia de marketing digital relevante e que ainda faz sucesso. Os blogs surgiram como “diários” on-line, mas, com o tempo, foram ganhando espaço também no mundo empresarial. Ainda hoje, o blog persiste como um dos meios de comunicação com mais credibilidade entre os públicos de uma marca ou empresa.

Existem blogs pessoais, como o de blogueiras de beleza, por exemplo, e os de empresas, que costumam produzir conteúdo de acordo com as dúvidas, dores e interesses dos clientes. Quando utilizados por empresas, os blogs costumam estar dentro do site da marca. 

Um blog é uma página na internet que apresenta diversos conteúdos em formato de texto, áudio, vídeo ou imagem. É uma maneira de ganhar autoridade na área e tornar-se referência no assunto. Tudo isso aumenta a visibilidade do negócio e, por isso, é uma estratégia de marketing digital interessante para os pequenos empreendedores. 

Se você ainda está em dúvida, separamos algumas vantagens de criar e manter um blog. Confira:

  • Demonstra a autoridade da marca: quando você produz conteúdo para um blog você se coloca como especialista e mostra o seu conhecimento sobre o seu produto, serviço ou área de atuação. 
  • Cria relacionamento com seu público por meio da interação: os blogs possuem espaços para comentários, e os leitores podem enviar mensagens para você. É uma maneira simples de criar relacionamento com o seu cliente.
  • Cria conteúdo de valor para os leitores: o blog será lido e acessado se oferecer conteúdo relevante para o seu cliente. Por isso, primeiro, compreenda as dores e interesses do seu leitor. Produza conteúdo para ele. 
  • Facilita a busca do Google: com conteúdo de qualidade e relevante você pode rankear melhor no Google e fazer com que seu site ou marca seja encontrada com mais facilidade no Google. Você também pode aplicar outras estratégias de Search Engine Optimization (SEO), como uso de palavras-chave. 
  • Baixo custo: os blogs não necessitam de investimentos altos. Você pode criar seu blog dentro do seu site ou em outra plataforma gratuita, como Wordpress, que já traz templates para customização. Se você optar por um site, terá que pagar o domínio e a hospedagem, que possuem custos acessíveis. 
  • Fácil de manter e ter consistência: você mesmo pode produzir conteúdo e manter o seu blog. Defina a frequência das publicações e mantenha constância para que o seu leitor já fique na expectativa do próximo assunto. 

Você se interessou pelo assunto? Para criar o seu blog, lembre-se que o primeiro passo é fazer um bom planejamento. Conheça o seu público e o seu cliente. Sabendo o perfil do seu cliente, você consegue definir os temas e estabelecer um cronograma de publicação. Quando tudo estiver pronto, interaja. Responda os comentários dos leitores e acompanhe as métricas de desempenho do seu blog. Bom trabalho! 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

8 blogs brasileiros que todo empreendedor deveria ler

Como criar um blog empresarial


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